São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAY FRANK EXPLICA HITS

LADY GAGA - 'BAD ROMANCE'
"Ótimo exemplo da estrutura do 'futuro hit'. Começa já com o coral de 'ra ra ooh la la', que também serve de segundo refrão, sendo o primeiro mais tradicional ('caught in a bad romance'). Isso impede o tédio de se instalar e cria um novo elemento de ligação. A letra forte ('I want your...') a torna facilmente cantável." bit.ly/gaga_romance

PARANGOLÉ - 'REBOLATION'
"Apesar da introdução de oito segundos, é um hit. Logo após o refrão, no auge da música, muda a estrutura do ritmo e da melodia, causando surpresa. É o padrão que se mantém na música, que 'muda de marcha' a toda hora. Também não há nenhuma passagem instrumental, dificultando a tarefa de desligar o som." bit.ly/parangole

JUSTIN BIEBER - 'BABY'
"Tem uma estrutura mais conservadora. Os 'oh oh oh' de Justin no começo ajudam a disfarçar a introdução tradicional, adicionando vocais para lançar o ouvinte na música. Também é um exemplo de repetição que leva à familiaridade, com o título sendo repetido 18 vezes no refrão. Mais contagiante impossível." bit.ly/bieber_baby

BEYONCÉ - 'HALO'
"Com estrutura bem mais tradicional, fez sucesso por causa do talento em todas as partes. Tudo é feito para realçar a voz de Beyoncé e a letra, que é escrita de modo a 'grudar'. No fim, você pensa que haverá mais um verso, mas ela acaba de repente. Isso faz as pessoas ficarem com a canção na cabeça e a repetirem." bit.ly/halo_beyonce

BLACK EYED PEAS - 'I GOTTA FEELING'
"Bom exemplo de repetição e de letra provocativa. Também é uma música de várias finalidades: pop, dance, rap e urbana. Esse apelo, combinado com a energia, a torna muito viável em filmes, jogos, TV etc. Por tocar em vários lugares, começa a soar familiar, o que a faz superar a longa introdução, ruim em grandes hits." bit.ly/gotta_feeling


Texto Anterior: Chegue ao topo
Próximo Texto: Sexo&saúde - Jairo Bouer: Educar antes de legalizar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.