São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Tenho 15 anos. Estava ficando com um menino, mas entrei em depressão e comecei a deixá-lo de lado. Ele terminou comigo, dizendo que eu o "enrolava". Agora estou com outro e, de novo, choro todos os dias sem motivo. Se continuar assim, vou ficar sem namorado e gorda, porque não paro de comer chocolate. O que tenho?"

Mesmo quando tudo vai bem, garota se sente infeliz e chora

Vamos tentar clarear um pouco essa história: o que será que muda tanto em sua vida quando você começa a ficar com um garoto? Tudo vai bem e, de repente, você conhece um menino. Aí vem essa tristeza, esse desânimo, essa depressão, esses choros sem motivo.
Não seria de esperar justamente o contrário? Pense bem: você está com vontade de namorar, conhece um cara legal e começa a se envolver. Deveria ficar feliz e satisfeita porque está conseguindo colocar em prática um desejo seu. Pois é, essa seria a explicação lógica, mas os sentimentos nem sempre são assim.
A emoção tem pernas próprias e, às vezes, leva a gente a lugares em que não gostaríamos de estar, por exemplo, a essa sensação de tristeza que você conta. Nossas emoções são compostas por elementos que nem sempre são fáceis de identificar. Como assim?
Será que, no fundo, você não está com medo de se envolver com um garoto? Medo de não saber exatamente o que fazer e como se comportar, culpa de ter de tomar uma decisão caso haja pressão para sexo, receio de ficar à mercê das emoções, de se apaixonar, de ter de trocar a segurança dos seus sentimentos pelas incertezas de um relacionamento? A gente pode pensar em vários motivos que poderiam deixar você triste e ansiosa.
E todo esse turbilhão de emoções pode estar passando pela sua cabeça sem que você saiba exatamente o que está acontecendo. Toda vez que começamos a chorar e a ficar tristes sem motivo, recebemos uma espécie de sinal de alerta. E aí é hora de refletir!
Talvez não tenha chegado a hora de namorar sério. Talvez você precise de um pouco mais de tempo para ganhar segurança e vencer seus medos e incertezas para entrar em uma relação. Aos 15 anos, nem sempre isso rola. Talvez agora seja hora de ficar e de se divertir sem a obrigação de tentar um namoro.
Ou ainda, você pode optar por seguir em frente sem se cobrar uma relação perfeita, em que tudo dê certo. Aí a brincadeira passa a ser outra: você vai tentar aprender a vencer seus medos com a própria relação. Pode ser interessante também!
De qualquer modo, se a coisa toda continuar difícil, vale a pena consultar um profissional (terapeuta) que possa ajudá-la a descobrir o que está pegando nessa história. Não adianta tentar conter tristeza e ansiedade com chocolate. Além de ganhar uns quilinhos a mais, você vai continuar infeliz.
E preste atenção a essas crises de choro e tristeza e veja se não estão coincidindo com os dias que antecedem a sua menstruação. Algumas garotas têm mesmo crises de tristeza nesses dias. É a tensão pré-menstrual (TPM). Se isso estiver rolando, fale com sua ginecologista.



Texto Anterior: Você é o alvo das gravadoras
Próximo Texto: Científicas: 30 bilhões de "Terras"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.