São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNO

Mundo completa 1 bilhão de computadores. Dá para comemorar?

MARCELO GRIMBERG
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O mundo conheceu seu bilionésimo computador pessoal em abril de 2002, 25 anos após a criação dessa ferramenta, segundo pesquisa do instituto Gartner. O mesmo estudo diz que o próximo bilhão deverá chegar daqui a seis anos, em 2008.
As principais razões para que esse número dobre em praticamente um quarto do tempo são a crescente popularidade das máquinas e da internet, além da queda de preços. Há um ano e meio, um Pentium III de 800 MHz custava cerca de R$ 2.500. Hoje, PCs parecidos (ou até melhores) saem pela metade disso.
A pesquisa indica que as regiões que puxarão o consumo de micros nos próximos anos são a América Latina, a Europa Oriental e a China -aquelas que não são desenvolvidas economicamente, mas também não são o pior dos mundos.
E aí, podemos comemorar? Não muito. Se a gente parar para pensar, a vida com (ou sem) os micros de seis anos atrás era bem diferente. Daqui a seis anos, talvez muito mais coisa tenha mudado para nós, que agora estamos no mundo digital.
Só que a coisa vai ficar grave para quem estiver fora desse mundo. E não será pouca gente: com 2 bilhões de máquinas, ainda haverá uma defasagem de, no mínimo, 4 bilhões de pessoas sem computador próprio. Isso se chama disparidade.

E-mail - walabibi@uol.com.br



Texto Anterior: Científicas: 30 bilhões de "Terras"
Próximo Texto: Internotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.