UOL


São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

CARTAS

LEITOR ACHA CAPA SOBRE O BLOGUÊS REQUENTADA, E JOVEM PEDE MOSTRAS DE ARTE NO INTERIOR

Pauta rasa e requentada
"A respeito das reportagens da ed. de 1º/9, alguns comentários: 1. é apelativa a utilização de um nome novo (bloguês) para algo antigo na rede (a supressão de letras e a utilização de gírias ou de emoticons); 2. o novo nome para algo tão antigo reforça a impressão de pauta requentada; 3. a tal "linguagem" foi mal discutida nos textos; 4. weblog (ou blog) nada mais é que uma ferramenta de edição e publicação de textos em HTML. Dizer que weblog é diário on-line é, no mínimo, retroceder dois anos no entendimento do assunto; 5. é desagradável ler uma matéria rasa e enviesada num jornal qualquer e dizer que "isso é jornalismo'; 6. muitos sites pessoais não são escritos daquela maneira, muitos adolescentes não se comunicam assim e muitos não-adolescentes cometem os mesmos erros (sim, por que não chamá-los pelo nome: erros?)."
Cláudio Rúbio, 37 - São Paulo, SP

Bloguês com consciência
"Muito boa a reportagem sobre bloguês. Trabalho como jornalista e sou adepto dos programas de bate-papo (leia-se mIRC). Gostaria de ressaltar que a comunicação com uma "nova" linguagem tem de vir acompanhada de consciência. Seria preocupante alguém entregar redações na escola cheias de "pq", de "blz" e de "fmz"."
Maurílio Goeldner, 19 - Votuporanga, SP

País de outros esportes
"Achei muito interessante a reportagem sobre handebol (ed. de 25/8). Não é porque temos a fama de ser o país do futebol que não podemos nos destacar em outras modalidades. Para mim, que fui jogadora desse esporte durante três anos, é uma vitória perceber que o Brasil se destaca também no handebol."
Gilcia Gomes, 17 - por e-mail

Cuidado com padrões
"A senhorita Patrícia Cavalcante criticou Preta Gil dizendo que ela não possui senso de ridículo. O que é ter senso de ridículo? É ser você, assumir-se e, principalmente, amar a si mesmo? O que é padrão de beleza? Mande uma foto sua pelada para avaliarmos, pois suas idéias nos mostram como os jovens são influenciados pelos padrões de beleza impostos na mídia."
Veronica Chaves, 22 - Belo Horizonte, MG

Equívocos melódicos 2
"Se alguém está equivocado, é a leitora Karina Costa ("Cartas", ed. de 1º/9). Primeiro, eu não quis tirar mérito algum do Stratovarius, mas, sim, atribuí-lo a quem de direito, o Helloween, que iniciou em 1978 (portanto seis anos antes do Stratovarius). Segundo, porque ter ou não teclados, orquestras e qualquer outro elemento além da tríade guitarra-baixo-bateria não é critério para classificar gêneros do metal. Terceiro, incluir o Iron Maiden nessa discussão é, no mínimo, chover no molhado. Quase tudo no universo do metal deve algo a eles."
Dário Oliveira - por e-mail

Fome de cultura
"Ao ler a reportagem sobre a "Mostra Sesc de Artes Latinidades" (ed. de 11/8), eu fiquei interessado e gostaria que houvesse oportunidades de ver essas mostras fora da Grande SP, pois cultura é arte e a cultura latina é muito vasta e interessante. Seria bom que uma pequena parte dessa mostra viesse para cidades menores do Estado."
Felipe Gomes Callera, 18 - Jundiaí, SP




Próximo Texto: Folhateen indica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.