São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

>> Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

O paraíso dos covers inesperados

SEI QUE COMEÇA a temporada dos festivais brasileiros e que eu deveria escrever sobre isso. Mas, na boa, eu nem sei direito a diferença entre um festival e outro, só sei que todos têm nome de telefone ou de bebida e que vai rolar aquela mistura tradicional de velharias com as coisas que o "NME" (e seus clones brasileiros) bombavam no ano passado.
Assim, você me permite um pouco de antijornalismo? Vamos falar de alguma coisa nada a ver? Covers no YouTube, por exemplo. No mês passado botei na busca: "Radiohead cover". Achei então o cover que o Gnarls Barkley anda fazendo de "Reckoner". Genial, com o Cee-lo caprichando (ainda mais) nos agudos, de camiseta regata estilo "wife beater"!
Outra busca por "Radiohead cover" e caio no próprio Radiohead tocando "Ceremony", do New Order, minha música favorita! Mas a gente quer mais emoção, e dá para achar Thom Yorke e Jonny Greenwood mandando "The Rip", do Portishead (altamente não-recomendada para corações frágeis).
Juntando "Portishead + cover", encontramos agora a Beth Gibbons, do Portishead, cantando "Candy Says", do Velvet Underground, com os primeiros versos mais claros do que nunca: "Candy says/ I've come to hate my body". E, engraçado, a gente constata que a voz e o estilo de Beth funcionam pouco fora do Portishead, neste caso soterrando a ironia e a contenção urbanas do Velvet com exageros vocais e de expressão. Ainda no campo do V.U., "After Hours" recebeu homenagens do R.E.M. e dos Chili Peppers. Tudo no YouTube, é claro.
E tem também as coisas horríveis. Nelly Furtado destruindo "Crazy", do Gnarls Barkley. O Panic at the Disco fazendo uma versão elefantina de "Karma Police", do Radiohead etc. Sem falar das centenas de anônimos que fixam a câmera em um tripé, empunham o violão, se enchem de coragem e executam (em todos os sentidos) suas canções preferidas para a internet inteira.
Covers no YouTube: experimente você também!

CD PLAYER

PLAY - "Fair Wheather Friends", Daedelus
Como descrevo? Um cara sozinho faz um som que parece Ladytron + Boards of Canada + "feel" cigano? É isso.

PLAY - "Holyday", Joan as Policewoman
Como descrevo? Moça do Brooklyn, com gosto de Amy Winehouse, mas sem a pose toda? É isso.

EJECT- Nerdices musicais
No site da wordmagazine.co.uk, papo "utilíssimo" sobre qual a melhor revista: "Mojo", "Uncut" ou "Word". Sério...



Texto Anterior: +CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.