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AMBIENTE
Grupos de jovens, que se articulam pela internet em defesa da natureza, querem espalhar a educação ambiental pelo país
Rede de preservação
DA REPORTAGEM LOCAL
O Brasil é um dos 12 países do mundo
que apresentam a chamada megadiversidade -juntos, eles abrigam
70% da biodiversidade do planeta-, mas
398 espécies de animais terrestres estão em
risco de extinção no país. As queimadas de
mata nativa continuam sem controle e com
tendência de aumento. A taxa de desflorestamento da Amazônia também não tem
mostrado declínio.
Esses dados, divulgados pelo IBGE na semana passada, dentro do relatório "Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
2004", são alarmantes. Ainda bem que
muitos jovens se preocupam com eles, como os participantes da Rejuma (Rede da
Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade), criada no ano passado.
A rede é formada por cerca de cem jovens, representantes de ONGs que trabalham com educação ambiental em todos os
cantos do país. Segundo duas participantes, Isis Lima Soares,17, e Mariana Manfredi, 17, o importante é entender que fazer
um projeto de educação ambiental não é só
implantar cestos coloridos de coleta seletiva. "Muitas vezes, a escola separa o lixo e a
prefeitura mistura tudo na coleta", diz Isis.
Mas existem várias e pequenas coisas que
todos podem fazer para transformar e melhorar a sua própria realidade.
Os jovens da Rejuma
participaram na semana
passada do seu segundo
encontro, em Luziânia
(GO). "O nosso objetivo
é conseguir partilhar as
informações, para que o
pessoal do Acre saiba o
que está acontecendo
em São Paulo, por exemplo", disse Isis.
"Estamos procurando
estabelecer uma agenda
comum, respeitando as
diversidades. Também
queremos fazer com que a rede fique mais
democrática, para que mesmo quem não
tenha internet possa participar", afirmou
Mariana.
O encontro da Rejuma foi realizado dentro do 5º Fórum Brasileiro de Educação
Ambiental, que distribuiu material de divulgação com papel reciclado e copos de
plástico duro reaproveitáveis aos participantes.
(ALESSANDRA KORMANN)
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