São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

BALÃO

Stan Lee: comunista?

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Seria Stan Lee um agente do regime comunista com planos para corromper a imaginação de criancinhas inocentes dos Estados Unidos da América por meio de seus terríveis... quadrinhos?
Stan "The Man" Lee, pai do Homem-Aranha, do Quarteto Fantástico e de uma penca de heróis da Marvel "I Love New York" Comics? Nããããão...
Pois o site argentino "Página 12" (www.pagina12.com.ar) jura que sim: Stan Lee já teve uma quedinha pela revolução cubana e, especialmente, por seu líder, o barbudo Fidel Castro.
Citando a revista "Alter Ego" como fonte -alguém tem um exemplar aí, por favor?-, a reportagem conta que o atual presidente cubano protagonizou uma história de outubro de 1959 escrita por Stan Lee e desenhada por Joe Sinnott, outro importante nome da chamada Era de Prata dos quadrinhos americanos.
A historieta teria sido publicada no número 66 da revista "Battle", da editora Timely/Atlas, futura Marvel, sob o título "The Man with the Beard" (o homem com a barba). Barba, Fidel, sacou?
Diz o site também que a HQ, de apenas quatro páginas, não foi muito... bem recebida. O cubano passara de herói a vilão meses antes de o gibi chegar às bancas, com o seguinte desfecho: "Ele venceu a guerra, mas só a metade da batalha. Poderá Fidel Castro, o homem com a barba, ganhar o mais importante: a paz? Só o futuro e a história poderão respondê-lo!".


@ - balao@folha.com.br


Texto Anterior: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.