São Paulo, segunda, 9 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é que fica a camisinha quando a relação está firmona

ROSELY SAYÃO
especial para a Folha

"Eu e a minha namorada transamos há algum tempo; no começo, usávamos camisinha porque era o melhor anticoncepcional para quem transa de vez em quando ou ainda não conhece bem o parceiro. Com o tempo, a frequência das transas aumentou, e fomos ao ginecologista para usar um anticoncepcional. Eu, como gosto de total segurança, costumava usar a borrachuda quando minha namorada estava no período fértil, mas na última consulta a médica nos disse que é desnecessário este tipo de precaução, pois ela não tem mais ovulação. O uso da camisinha durante o suposto período fértil não aumenta a segurança do anticoncepcional?"
resposta Gosta de total segurança, não gosta? E agora, depois de um tempo de convivência, já conhece melhor a namorada: sabe o número do RG dela, o nome dos amigos e do que ela gosta. É o suficiente para se sentir seguro com o compromisso, deixar a camisinha de lado e partir para a pílula, já que engravidar, imagina, vocês sabem dos riscos e sabem, também, como se prevenir corretamente. E indo ao ginecologista. Casal responsável!
Há só um problema aí no meio do caminho que, infelizmente, caro, é o mesmo de centenas de casais como vocês. Só a gravidez é temida. E o resto, não conta, não vale? Existem doenças e existe a Aids, que precisam ser consideradas também. Elas não fazem distinção de cor, nível social ou grau de instrução. Acontece que muitos, como vocês, pensam que a Aids e outros bichos atingem apenas os "feios, sujos e malvados", e, claro, vocês estão fora dessa categoria. Principalmente quando se amam...
Casal algum pode abandonar o uso da camisinha assim, sem mais. Senão é como se não tivesse usado nunca. Hoje em dia é preciso incorporar um novo costume. Quando um casal está com o relacionamento estabilizado e quer deixar de lado a borrachuda, é preciso, antes, uma conversa íntima e corajosa de pacto de confiança: os dois devem se prometer não transar jamais com outra pessoa sem a camisinha. Sabem como é, o mundo está cheio de tentações... Depois disso, os dois devem passar pelo teste de HIV, que é feito gratuitamente em muitos locais por esse país afora. Depois do resultado, podem deixar de usar a camisinha. Nesse caso, a pílula resolve para evitar a gravidez.


Rosely Sayão, 47, é psicóloga e autora dos livros "Sexo é Sexo" (Ed. Companhia das Letras, 1997) e "Sexo: Prazer em Conhecê-lo" (Ed. Artes e Ofícios, 1995). Se você tem dúvidas sobre sexo, escreva para o Folhateen ou mande sua mensagem pela Internet para o e-mail: roselys@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.