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ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR cby2k@uol.com.br
Filme mostra que John Lennon era um chato
VEM AÍ "O Garoto de Liverpool" ("Nowhere Boy",
2009), filme britânico sobre
a adolescência de John Lennon. O longa deixa uma certeza inegável: Lennon era
um chato.
Calma, beatlemaníaco,
não precisa carregar seu
AK-47. O fato de Lennon ser
insuportável não faz dele
um milímetro menos genial.
O filme trata da adolescência de Lennon (1940-1980). Do período entre a
morte do tio querido até
uma outra morte de pessoa
próxima (melhor não revelar, caso algum leitor não
conheça a biografia e não
queira perder a surpresa).
Lennon era o engraçadinho da turma, o xavequeiro,
o pegador, o ambicioso, o
intenso, o provocador, o violento, o egomaníaco.
Chato, chato.
Mas e daí? Alguém vira
John Lennon se não pensar
só em si próprio, se não tiver
um "drive" colossal? Não.
Quem conheceu Renato
Russo pré-fama garante:
era um mala, sempre com
seu violãozinho, querendo
ser maior do que o mundo.
Quem leu os diários de
Kurt Cobain sabe que ele tinha uma ambição fora de
qualquer medida.
E os Melvins, banda veterana de Seattle para quem
Kurt pagava pau, sempre
falam: "Kurt Cobain? Aquele hippie sujo e chato que vivia atrás de nós?"
Quem assiste a "O Garoto
de Liverpool" se liga que
Lennon esmagaria o pescoço da própria mãe, se soubesse direito quem ela era,
para se tornar um ídolo
mundial.
O filme é totalmente convencional. Estranho, porque
a diretora, a estreante Sam
Taylor-Wood, é também artista plástica de vanguarda.
No cinema, ela ficou bem
comportada. Mas acertou
em cheio ao retratar John
Lennon como ser intragável.
PLAYER
VEJA NO CINEMA
"O Garoto de Liverpool"
Nem precisa manjar
de Beatles. É tudo
bem explicado
LEIA NO PAPEL
"Apathy for the Devil", Nick Kent
Nem acabei, já recomendo.
Anos 70, em Londres, vistos por dentro
DELETE
Festivais de rock no Brasil
Nada me interessa menos. Não vou escrever uma linha
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