São Paulo, Segunda-feira, 09 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

METENDO A BOCA
Prato trocado e descaso de garçons irritam leitora

da Reportagem Local

""Estive no restaurante Filo com alguns amigos e nunca vi tamanho amadorismo e falta de consideração com o consumidor. Ao fazer o pedido, não imaginávamos que levaria cerca de 40 minutos para sermos atendidos. Quando os pratos chegaram, surpresa: no lugar da pizza sabor quatro queijos, uma vegetariana, e o meu prato, um ravioli, tinha pouco mais de quatro unidades de massa. Meus amigos mandaram goela abaixo a tal vegetariana porque foram informados de que esperariam mais 40 minutos, caso a pizza fosse trocada. Eu reclamei da porção que me foi servida, e a gerente veio saber o que acontecia. Ela enviou o prato para a cozinha e, depois de 15 minutos, ele foi devolvido com mais duas unidades de ravioli.
A gerente veio perguntar se estava tudo "ok". Eu respondi que, pela demora e pelo preço, era um prato muito pequeno. Ela deu de ombros e disse: ""Paciência". Fiquei pasma. Chamar um garçom foi impossível a noite toda. Eles ficavam amontoados na entrada do restaurante, dançando. O DJ parecia estar ali a serviço do pessoal da casa, uma moçada com pouca experiência e pouca agilidade. Na hora da conta, tudo ali, com 10%. Pela qualidade, pelo tamanho dos pratos e pelo atendimento, a conta deveria ser pelo menos a metade da que pagamos. E sem os 10%, é claro."
Rosemeire D'Agostino, 26 (via e-mail)
resposta do restaurante O diretor do Filo, Deni De Biaggi, disse que considera a carta da leitora ""mal-intencionada e perniciosa".
Quanto à porção de ravioli, Biaggi diz que elas são ""generosas" e pesam entre 180 g e 280 g, dependendo do tipo de molho.
O diretor disse ainda que está disposto a receber a leitora pessoalmente para ouvir sua reclamação, desde que apresente um documento e ""mostre a sua cara".
Em relação à queixa de que os garçons dançavam em vez de atender à mesa da leitora, Biaggi deu a seguinte resposta: ""Graças a Deus, eu e meus garçons ainda dançamos em nossa casa".
O que fazer nesses casos Segundo a assistente de direção do Procon, Maria Stella Gregori, a consumidora tem o direito de reclamar, caso tenha se sentido lesada com a prestação do serviço. Para isso, ela deve, em um prazo máximo de 30 dias, apresentar a nota fiscal do restaurante e oficializar a queixa no órgão (tel. 0/xx/11/ 1512), para pedir seu dinheiro de volta. Quanto aos 10%, os restaurantes são obrigados a informar, nos cardápios afixados na entrada, se a cobrança é obrigatória. Só assim poderão cobrar a taxa.


Se você se sentiu prejudicado pela má prestação de serviços públicos ou privados, escreva para a seção ""Metendo a Boca" (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP); e-mail: folhateen@uol.com.br. Mande nome completo, idade, endereço e telefone


Texto Anterior: Campanha Folhateen: Meio ambiente também é vítima dos males do cigarro
Próximo Texto: Som: "Los Hermanos" sai em setembro
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.