São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

GAROTA CRITICA IMAGEM DO PAÍS EM FILME, E LEITORES DEFENDEM INFORMAÇÃO SOBRE POLÍTICA

Imagem ruim
"Em relação à reportagem sobre "Cidade de Deus" (ed. de 26/8), gostaria de perguntar aos cineastas brasileiros se eles não têm coisa melhor para fazer do que glamourizar marginais, piorando ainda mais a imagem do Brasil lá fora. Até parece que a cultura do nosso país só é formada por violência e por bandidos. O pior são os críticos que aplaudem um filme como esse, que nada faz senão macular ainda mais a imagem já tão destruída do nosso país e do nosso maravilhoso povo."
Adriana Gonçalves, 21 - São Paulo, SP

Banalização do mal
"Na seção "Brasas" (ed. de 2/9), li sobre uma promoção para ganhar um CD do Damon & Naomi. O que me causou repulsa foi o meio pelo qual se decidiria o vencedor: "Qual seria o slogan do Osama bin Laden se ele fosse candidato a presidente do Brasil?". A pergunta mostra a banalização do terrorismo. Já vivemos banalizações como essas em relação à violência, a ponto de termos como "indústria do sequestro" serem utilizados para criar comoção. Acho odiosa a idéia de tentar fazer piada com fatos trágicos."
Andrei Hilario Catarino, 23 - São Paulo, SP

Desencanto com a política
"Embora eu discorde por completo, é compreensível a atitude da Lena Izecson Finato (ed. de 2/9). As pessoas não se sentem representadas pelos políticos que ajudam a eleger e acabam se desencantando com a política. Eu sugiro que o Folhateen continue a abordar temas relevantes, a propor discussões e reflexões, enfim, a tratar seus leitores como pessoas não-alienadas e conscientes da realidade em que vivem."
Glaucia Cristina Hokama - por e-mail

Jovem quer política
"Gostaria de expressar meu pasmo em relação à carta da leitora Lena Izecson Finato. É evidente que os jovens brasileiros precisam saber mais de política. De que adianta reclamarem quando os chamam de alienados se eles julgam inúteis reportagens essenciais para a formação de uma opinião. Questionar a hegemonia é nosso dever e, para isso, devemos entendê-la. E as reportagens do Folhateen são de suma importância para isso, já que têm linguagem acessível e menos erudita. O ingresso dos jovens no contexto político é vital para a melhoria do atual estado do país. E algo que nos ensine a votar com consciência nos candidatos mais preparados para o exercício do poder também é de ênfase inquestionável."
Thiago Ceccon, 15 - Ouro Fino, MG

Informação e sensibilidade
"Em nome da equipe da Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação www.saci.org.br), gostaria de dar-lhes entusiasmados parabéns pela reportagem "Outros rumos" (ed. de 2/9). O texto está informativo, objetivo e sensível, sem resvalar para o tom piegas que, infelizmente, ainda é frequente em algumas reportagens. Parabéns por sua atitude responsável e cidadã!"
Marta Gil - por e-mail

Grande jornalzinho
"Eu queria parabenizar esse grande jornalzinho. Pena que só sai às segundas-feiras, mas é com grande satisfação que eu parabenizo essas grandes reportagens."
Eldino José Pereira - por e-mail



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.