São Paulo, Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Site movimenta mercado da música eletrônica

CLAUDIA ASSEF
da Reportagem Local



Depois de amargar por quase dez anos à frente do pioneiro selo eletrônico Cri Du Chat, o jornalista Eneas Neto resolveu investir seu know-how num mercado promissor e, certamente, muito menos burocrático do que o das gravadoras tradicionais.
Com pouco mais de um mês de Internet, o site FiberOnline (www.fiberonline.com.br), que engloba uma gravadora virtual e um banco de dados dedicado à música eletrônica, já dá sinais de que terá uma clientela fiel.
O primeiro lançamento da gravadora, o CD coletânea "Blip!", teve, só na primeira semana em que esteve no ar, mais de 3.000 downloads -gravadas em formato MP3, as músicas têm de ser "baixadas" para o computador do usuário antes de serem tocadas.
"Seguimos todas as etapas de uma gravadora convencional, menos a prensagem e a venda, que são, talvez, as mais complicadas", diz Eneas, criador do site.
Entre 89 e 97, o jornalista, por meio do selo Cri Du Chat, apostou em nomes até então totalmente desconhecidos. "Lançamos Loop B, Harry e Símbolo", pinça, entre os mais de 50 títulos de artistas que a gravadora botou no mercado.
"Com a gravadora de verdade, era muito difícil vender mais de 1.000 cópias do mesmo disco", lembra. Até agora, pouco mais de um mês após seu lançamento, o CD virtual "Blip!" contabiliza mais de 6.000 downloads.
Segundo Eneas, a proposta do FiberOnline é servir como vitrine para as bandas. "A idéia, pelo menos em princípio, não é ganhar dinheiro com os lançamentos", conta. "Queremos ser um centro de referência sobre música eletrônica na Internet", resume.
Até o fim do ano, a gravadora virtual pretende lançar 35 CDs para download. A banda ou artista que quiser participar deve entrar em contato pelo e-mail info@fiberonline.com.br.


Texto Anterior: Free way: Mutatis Mutandis
Próximo Texto: Metendo a boca: Jovem Pan irrita vários internautas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.