UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Preste atenção na melhor rádio do mundo

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
COLUNISTA DA FOLHA

"Escuta Aqui" descobriu a melhor rádio do mundo. Ou, pelo menos, a rádio que "Escuta Aqui" acha que é a melhor do mundo. Quer dizer... é a melhor rádio do mundo mesmo, ponto final.
Trata-se da 94,9 FM, de San Diego. Endereço: www.fm949sd.com. É uma estação na linha do que, nos EUA, se chama "free format", ou seja, formato livre. Uma ótima idéia para emissoras brasileiras que quer dizer o seguinte: tocar o que é bacana. Não importa se está na moda, se a gravadora pagou para rolar, se vai pegar bem.
Em uma mesma manhã, na sequência, deu para ouvir PJ Harvey, Queens of Stone Age, PiL, Siouxsie and the Banshees, Audioslave, Soundgarden, Pixies, White Stripes... Parecia uma seleção dos sonhos, parecia que eu mesmo -ou você, leitor atento- tinha ido lá e escolhido as músicas.
"Free format" é um meio-termo entre as rádios universitárias dos EUA -as quais "Escuta Aqui" já recomendou várias- e as "commercial alternative", que dão uma de "alternativas", mas na verdade passam o dia tocando Blink 182 e Linkin Park.
Quer dizer, uma rádio como a 94,9 FM não toca as bizarrices politicamente corretas das emissoras universitárias (que apresentam coisa boa, mas também tranqueiras tipo "o coral das mulheres violentadas do Laos", não porque valha musicalmente, mas só porque é "adequado"), nem a enganação "nu metal" e/ou "emo" das "commercial alternative".
Só tem um problema: a 94,9 FM não transmite pela internet. Mas o site é muito bacana, e dá uma idéia da experiência deliciosa que é escutar essa rádio. Pode ir lá.
 
"Escuta Aqui" esteve na Califórnia na semana de entrega do Grammy, o chamado "Oscar da música", e pôde ouvir os comentários devastadores do radialista Howard Stern, herói desta coluna, sobre os participantes. Exemplo: "A Pink? Ela não é mais Pink. Está tão gorda que deveria mudar de nome para "Pig'".
Coisa fina.
 
Sensacional a apresentação da dupla russa t.A.T.u, formada por meninas que se gostam, no mais careta dos talk-shows americanos, o de Jay Leno. Cantando a já conhecida "All the Things She Said", as duas aproveitaram uma pausa instrumental para se beijar na boca. A NBC, claro, não mostrou nada -deixou a imagem parada no guitarrista (que por sinal estava com uma camiseta dos Cramps). Mas deu para sacar o que houve porque, assim que elas acabaram de cantar, um dos outros entrevistados tirou uma onda, fingindo que queria dar uns pegas no Leno. Nota mil.
 
Falando nas t.A.T.u, a de cabelo mais claro, Elena Katina, engordou bastante, mas a outra, Yulia Volkova, parece uma boneca eslava. Sai de baixo.


Álvaro Pereira Júnior, 39, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo
E-mail: cby2k@uol.com.br



Texto Anterior: Demorou
Próximo Texto: Brasas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.