São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

CARTAS

LEITOR QUE ACENDEU POLÊMICA SOBRE KURT COBAIN REPLICA; E GAROTO QUER ESPAÇO PARA ESCRITORES

Alanis x Avril
Gostaria de pedir ao Folhateen uma reportagem sobre Alanis Morissette. Mas, por favor, não esqueçam as participações de Flea (Red Hot Chilli Peppers), Dave Navarro (Jane's Addiction) e Dean Deleo (Stone Temple Pilots) nos álbuns anteriores dela. E também que ela cantou ao vivo com Ryan Addams a faixa "1974". Dou esses toques porque nós, fãs da canadense, estamos fartos de ouvir comparações entre ela e Avril Lavigne ou Michelle Branch, uma vez que Alanis foi quem as influenciou.
Fernando Uynne Grimaldo, 18 - São Paulo, SP

"Anarquista" graças a Deus
Gostaria de responder à carta da leitora Luiza Xavier sobre declarações dadas por mim para a reportagem "Rebeldia murcha" (ed. de 26/4) . Disse que as manifestações de rua, da forma como fazíamos no auge do movimento antiglobalização, não estão mais funcionando. Creio que precisamos trabalhar e desenvolver novas formas de atuação social, mesmo que seja nas ruas, ou então criar alternativas. Minha crítica ao A20 deste ano é que deveríamos ter feito algo proporcional ao número de pessoas que estavam mobilizadas. E creio que, hoje, cola sim ser anarquista. É somente com essa atuação que conseguiremos ganhos sociais significativos.
Felipe Corrêa, 25 - São Paulo, SP

De olho na Europa
Tem uma mudança acontecendo do outro lado do mundo e vocês vêm com "a primeira vez dos meninos"? Por que não uma matéria sobre a União Européia? Têm adolescentes que se interessam por outras coisas além de sexo!
Eloísa Correia, 18 - São Paulo, SP

Jovens escritores
Gostaria de parabenizar o Folhateen pelo excelente trabalho direcionado aos jovens. Queria sugerir uma matéria sobre os jovens escritores brasileiros. Acho importante abrir esse espaço para eles, que muitas vezes ficam esquecidos.
Jonas Barbosa Paschoim, 14 - Ituverava, SP

O bom ou o mau Kurt?
Resposta às perguntas do Leandro Ferreira Sarubo (ed. de 26/4). Kurt expressa em suas músicas suas emoções, aptidões e frustrações. Quem é que, quando adolescente, nunca passou por frustrações e não cresceu e envelheceu confuso e alienado? Nem Cristo agradou a todos.
Patrícia de Souza, 20 - Ouro Preto, MG

Leandro responde
Kurt realmente é um mito e nada mais. Parece que, entre seus feitos inúteis, conseguiu criar um curioso determinismo, no qual todos os que teriam uma vida conturbada em sua infância teriam o direito de sair por aí fazendo estripulias incompreensíveis. E, se Kurt revolucionou realmente a música, talvez não tivesse tido tempo de nos mostrar essa revolução, já que suas letras não contribuíram em nada, apenas liberaram a revolução dos adolescentes rebeldes que, sem motivo algum, vivem fazendo dramas e lutando por direitos que nem mesmo sabem quais são. Em que isso mudou a humanidade? Em que isso revolucionou? O Nirvana é uma causa e a grande maioria das fúteis cabeças adolescentes, uma consequência.
Leandro Ferreira Sarubo, 16 - Sorocaba, SP


Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.