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São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

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SERIADO

Mudanças físicas na adolescência trazem problemas a atores

Não quero ser grande

Do "The New York Times"

Não importa quantas gargalhadas um seriado sobre um garoto atrapalhado pode arrancar. Uma hora a graça chega ao fim. E a comédia quase sempre acaba quando começa a adolescência.
Quando garotos se tornam homens, eles costumam agir de modo estranho também diante das câmeras. O sucesso "Malcolm" (exibido pela Fox) é o caso mais recente de série obrigada a enfrentar a realidade de um protagonista que chega à adolescência e a tudo o que ela provoca: de mudanças faciais a alterações nas cordas vocais.
"A voz de Frankie Muniz mudou, e fomos obrigados a ouvir aquela pergunta clássica: "E agora?'", brinca Linwood Boomer, criador do seriado.
O problema acontece com quase todos os seriados cujo núcleo é uma família cheia de garotos precoces. Mesmo assim, a ordem do departamento de marketing das emissoras quase sempre é: mantenha o personagem.
Assim como seus antecessores, "Family Matters" e "Anos Incríveis", "Malcolm" é uma franquia valiosa em mudança por causa dos hormônios da estrela. Redes de TV gastam dezenas de milhões para produzir e promover esses seriados. Quando alguma recebe tantos prêmios, elogios da crítica e visibilidade em horário nobre, como "Malcolm", a Fox naturalmente espera algo mais próximo do que a natureza permite.
Nesse caso, Boomer preferiu lançar um olhar duro sobre a adolescência de Malcolm. Frankie Muniz começa a quinta temporada como um garoto de 17 anos interpretando um de 14. Como o elenco é novinho, o seriado não consegue disfarçar a idade real de Malcolm e dos três atores que interpretam seus irmãos.
No set, quando começou, Muniz tomava água com limão para evitar as mudanças de voz, mas agora o programa foi ajustado para sua idade "avançada".
O problema é específico para o sexo masculino. As garotas geralmente crescem em público sem perder a audiência. Garotos, entretanto, são tirados de vista, como se estivessem atrás de tapumes enquanto estão em construção.
Mas, às vezes, a mudança é boa para o ator. Jerry O'Connell era garoto no filme "Conta Comigo" (1986) e se transformou num galã malhado em "Crossing Jordan".
Apenas um programa se deu bem ao manter um garoto no papel principal por uma década: "Os Simpsons". Ver Bart não envelhecer nunca é a chave para seu sucesso.
"Desde o começo, sabia que ninguém ficaria mais velho", diz Tim Long, o principal roteirista do programa hoje. "Você não se preocupa com o futuro dele porque, de uma certa maneira, ele não tem futuro." Talvez seja essa a razão pela qual a decisão de Boomer de deixar Malcolm crescer seja tão corajosa quanto a da escritora J. K. Rowling de fazer Harry Potter envelhecer, apesar do medo de que a magia se perca.

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