São Paulo, segunda-feira, 11 de novembro de 2002

Próximo Texto | Índice

CARTAS

PROPOSTA DE ABSTINÊNCIA SEXUAL PARA JOVENS FEITA PELO GOVERNO DOS EUA DIVIDE LEITORES

Proibida, mas nem tanto
"Gostaria de expressar minha simpatia com a carta de Bárbara B. Benevenuti (ed. de 4/ 11) sobre a Mostra Internacional de Cinema, que, apesar de exibir filmes muito conscientizadores, proíbe, de forma absurda, menores de 18 anos de assistir às sessões. Felizmente, como não havia fiscalização nenhuma, pude assistir tranquilamente aos filmes (sem utilizar a carteirinha de estudante, é claro)."
Paulo Vitor de Lima, 16 - São Paulo, SP

Bela reportagem
"Sou médico hebiatra (de adolescentes) e adorei a forma como a reportagem sobre abstinência sexual (ed. de 4/11) foi realizada. Conversei com pacientes que leram o Folhateen (na sala de espera) e pude discutir a questão. Foi ótimo, pois tive a oportunidade de ouvir várias opiniões. Estou pensando em discutir o tema em sala de aula (normalmente faço palestras e oriento grupos com adolescentes em escolas de São Paulo)."
Maurício de Souza Lima, 41 - São Paulo, SP

Espanto espantoso
"Espantoso é o espanto que causa falar em castidade (ed. de 4/11)! Se formos analisar a natureza humana, perceberemos que temos um cérebro bem desenvolvido. Podemos pensar, raciocinar e decidir o que é melhor para a nossa vida. Nossos instintos devem ser controlados pelo nosso cérebro, senão em nada seremos diferentes dos outros animais, que, por acaso, são irracionais... A castidade, quando bem entendida, é uma fonte de paz e harmonia na vida do ser humano. Trata-se de autocontrole!"
Adriana Gatto Martins, 27 - Franca, SP

Prefiro informações
"Hoje, no século 21, o governo dos EUA sempre diz que os americanos são os melhores do mundo em vários setores. Agora vem tentando fazer campanha para os seus jovens evitarem o sexo antes do casamento! Prefiro ter informações sobre como usar a camisinha e sobre as doenças sexualmente transmissíveis."
Marcelo de Sena, 21 - São Paulo, SP

Eficácia da abstinência
"Gostaria de tecer alguns comentários sobre a posição de especialistas brasileiros que condenam a política do governo dos EUA, que defende a abstinência sexual (ed. de 4/11). Deve-se reconhecer que a abstinência sexual é de fato o único meio 100% seguro de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Notoriamente, na raiz do problema da disseminação das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), está a promiscuidade. Ora, ao defender a utilização de meios antinaturais para a prevenção de DSTs e de gravidez indesejada, está-se também propagando a banalização das relações sexuais e sua prática de forma inconsequente e egoísta. A campanha do governo americano não é autoritária nem moralista, mas leva em consideração o mais puro bom senso."
Rodrigo Antosz, 26 - Curitiba, PR

Idéia absurda
"Acho, no mínimo, bizarra essa historia de os Estados Unidos pregarem a abstinência sexual para os adolescentes. Como um país desenvolvido, que quer servir de exemplo para as outras nações, pode propagar uma idéia tão absurda sob o pretexto de ser o único meio anticoncepcional infalível e ainda dar rios de dinheiro para as organizações que defendem essa idéia?"
Cassiano Copetti, 18 - Paranavaí, PR

Próximo Texto: Folhateen indica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.