São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPA

Até Beatles entram na mania de "fanfiction"

Pesquisa rápida na Internet traz inúmeras opções de leitura do novo gênero

DA REPORTAGEM LOCAL

Ninguém sabe ao certo como surgiu esse lance de "fanfiction", mas o fato é que a mania pegou em todo o mundo e já vem se consolidando no Brasil, contornados os problemas de direitos autorais que já atormentaram seus autores no passado.
Para se ter uma idéia da quantidade de "fanfictions" produzidos em inglês, basta dar uma sapeada em sites de busca. No Yahoo (www.yahoo.com), por exemplo, ao digitar "fan+fiction" você encontra nada menos que 56 categorias recheadas de sites com histórias de tudo o que é coisa. Tem "fanfiction" de todos os seriados de TV que você viu (e não viu), de brinquedos, desenhos e games. Sobrou até para os Beatles (veja quadro a seguir).
O visual da grande maioria desses sites é pouco atrativo. Feio mesmo. Mas quem está ligando? O que interessa mesmo é o que está escrito lá. E, para quem quiser arriscar, quase todos aceitam colaborações.
(FERNANDA MENA)



Texto Anterior: O que é?
Próximo Texto: "Fanfiction" na Web
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.