São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias

Para se dar bem na trilha, guia é fundamental

Para se dar bem na trilha, guia é fundamental Até mesmo os atletas precisam tomar cuidado em caminhadas no meio do mato; é bom se alimentar e não exagerar

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de coragem e vontade de curtir a natureza, se aventurar por uma trilha exige cuidados. O primeiro é contratar um guia local, que conheça o caminho. Mapa e bússola (mais fácil de manejar que o sofisticado GPS) também podem ajudar.
Roupas leves e tênis confortáveis também são fundamentais. Nada de estrear os tênis novos numa caminhada longa. "Muitos acidentes acontecem em atividades de aventura, como trilhas", alerta Mariana Lapeiz, professora de Turismo do Senac São Paulo e voluntária da ONG de prevenção e segurança no turismo Férias Vivas. Portanto, todo cuidado é pouco.
Para garantir o pique, o educador ambiental da Fundação S.O.S Mata Atlântica Cesar Pegoraro sugere paradas estratégicas a cada duas horas para descansar, beber água e se alimentar, com barras de cereais ou frutas secas.
Para quem for passar a noite no mato é bom evitar fogueiras. "Essa época do ano é muito seca e o risco de provocar um incêndio é grande", diz Pegoraro.
"Em viagens longas de ônibus, um livro ajuda a passar o tempo", lembra o estudante Martim Leicand, 17, que encarou 56 horas dentro de um ônibus de Santiago (Chile) até São Paulo.
Outra dica é optar por roupas com tecidos sintéticos. "Secam rápido e fazem bem menos volume", alerta Martim.
Um cuidado fundamental na praia ou no mato é com o lixo. É bom levar sacos plásticos para recolher embalagens. Já os restos de comida devem ser enterrados.
(LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: Pé na estrada
Próximo Texto: Música: Frente fria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.