São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior

A Copa e o rock

ESCREVO DURANTE o jogo Alemanha x Costa Rica, o primeiro da Copa. Tento prestar alguma atenção à partida, ou, como se diz, "entrar no clima". Desisto, não dá. Primeiro porque tenho de fazer a coluna. Segundo porque... bem, leia abaixo.
Antes que você me entenda mal, esclareço: adoro futebol, sou fanático pelo meu time, o São Paulo. E, apesar de não ligar muito para a seleção brasileira, sempre achei o máximo acompanhar a Copa do Mundo (de preferência, jogos bizarros, tipo Gana x República Tcheca ou Irã x Angola, que vão rolar em breve).
O que cada vez me incomoda mais na Copa do Mundo -e me afasta mais e mais dela- é esse espírito comunal, essa quase obrigatoriedade de se sentir entorpecido pelo torneio. É como ver a platéia piscando seus celulares durante uma canção romântica, bem melosa, do Coldplay. Como presenciar um grupinho tocando Legião Urbana ao violão no centro acadêmico da faculdade. Como chorar com "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, ou vibrar em um show de Ivete Sangalo.
A Copa do Mundo equivale a coisas assim -Coldplay, Legião Urbana, "Stairway to Heaven", Ivete.
Mas eu não gosto de nada disso. Quero saber de Art Brut, do Sigur Rós. Do Franz Ferdinand, da PJ Harvey, do Bloc Party, do disco novo dos Yeah Yeah Yeahs.
Mas quem seriam, na Copa, os correspondentes a esses artistas? Não sei, mas procuro. O Irã estréia dia 11, contra o México. Gana encara a Itália dia 12.
Não acho que vá encontrar nada instigante nos grandes times, nos patrocinadores milionários e seus supercraques maravilhosos (sempre sorridentes, arrumados, sambando, sempre embevecidos pelo sucesso). Prefiro garimpar em terreno desconhecido
Irã, Gana, Art Brut. Tenho de descobrir o que eles têm em comum.
Feliz Copa do Mundo. Para quem pode ser feliz.

E-mail: cby2k@uol.com.br


Texto Anterior: Como é ser trecho de música
Próximo Texto: CD player
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.