UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Personagens de Laerte ganham carne e osso no palco

Piratas atacam na Paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Amorais, perversos e, no entanto, divertidíssimos, os personagens das tirinhas Piratas do Tietê, criados pelo cartunista Laerte, são os protagonistas de "Piratas do Tietê -O Filme", espetáculo teatral que estréia dia 19.
Apesar de o nome dar margem a dúvidas, trata-se mesmo de uma peça de teatro. Na história, o caça-piratas Silver Joe é convocado para prender o bando liderado por Capitão e seu assistente, Jack, que fugiu de uma masmorra. Utilizando a filha como isca, Silver Joe leva os malfeitores a acreditarem que vão participar das filmagens de um longa-metragem e por aí vai rolando a trama.
A montagem foi uma idéia de Domingos Montagner e Fernando Sampaio, da companhia de circo-teatro La Mínima. "Os piratas têm um aspecto meio bufão que tem a ver com nosso trabalho", explica Montagner. Uma parceria anterior com Laerte aproximou a dupla do cartunista, que na década de 90 fez uma tentativa frustrada de levar os piratas ao palco.
"Escrever para o teatro exige algumas habilidades e talentos que eu não tinha", revela Laerte. Desta vez, ele dividiu a tarefa com o roteirista Paulo Rogério Lopes.
Beth Lopes foi escolhida para a direção por sua experiência anterior, "O Cobrador", também adaptada de uma HQ. Além dos atores da La Mínima, convidados como Alexandre Roit e Fernanda d'Umbra completam a trupe.
Instalados em um navio meio "afavelado", como diz Laerte, os atores utilizam técnicas circenses para reproduzir as bárbaras lutas dos quadrinhos. "Acontece uma ou outra amputação, mas não como na HQ", avisa Montagner.
A peça é gratuita e fica em cartaz aos sábados e domingos, às 15h, no teatro popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 0/xx/3146-7406). Vale a pena chegar cedo porque as filas costumam ser imensas... (ADRIANA FERREIRA)


Texto Anterior: Opções para ouvir vão de teatros a rodas ao ar livre
Próximo Texto: Formação de público também tem espetáculos gratuitos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.