São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2007

Próximo Texto | Índice

Cartas

"Zero pro Folhateen"
"Será que o novo editor deste caderno chama-se Caetano "Meloso'? Ora, se tiverem coragem, me respondam à seguinte pergunta: quando foi realizada a entrevista com o ex-contestador "Meloso'? Pois o que salta aos olhos é que Caetano foi quem "pautou" a matéria de capa deste caderno da edição de 7/5 ("Meu Brasil brasileiro'), através do "puxão de orelhas" que deu em toda a editoria do Folhateen em uma entrevista, curiosamente publicada na mesma edição já citada. Eu autorizo a publicação do meu e-mail, apesar de duvidar da coragem da editoria do Folhateen..."
JOÃO LEONEL DE LIMA, 32, Fernandópolis, SP

FOLHATEEN:
A entrevista com Caetano foi feita na quinta passada, João. O que aconteceu foi o contrário de sua suspeita. Como a capa era sobre adolescentes que amam a cultura brasileira e desprezam a estrangeira, ouvimos o polêmico cantor como um complemento à reportagem principal.

É isso aí, Caetano!
"É isso aí, Caetano! Sou baiana, moro em Salvador e conheço milhares de pessoas que curtem ritmos diversificados. Os jovens aqui não só ouvem axé ou rock'n'roll estrangeiro, mas curtem boa música brasileira."
LÍLIAN MACHADO, 27, Salvador, BA

Aposenta, Caetano!
"É equilibrada a escolha do Folhateen de esquecer Ivete Sangalo. Entre singles perdidos do Radiohead e refrãos monossilábicos dos brasileiros, é prudente dar preferência aos ingleses. O que não é equilibrado é atribuir à Folha o expediente de lutar contra os músicos nacionais, naquilo que apelidou de "folhismo". Caetano passou tanto tempo lutando contra as cabeças colonizadas representantes da superioridade cosmopolita paulistana que se esqueceu de se aposentar. Virou um professor de sociologia."
LEANDRO FERREIRA SARUBO, 18, Sorocaba, SP

Tombamento
"É a primeira vez que comento e espero não ser a última. Realmente achei as matérias dignas de um elogio. Pude perceber que vocês estão apresentando a rixa entre a valorização do bom Brasil e os nada ruins estrangeirismos. Deixando de lado ideais maniqueístas, não podemos negar que sofremos influências culturais externas, mas também não podemos rejeitar nossas raízes. Parabéns pela edição. As jovens Bianca e Anita apreciam um repertório musical que todos deveriam conhecer. A entrevista com o Caetano também foi excelente. Contundentes suas afirmações. Sem contar a matéria do fotógrafo do rock... Envolvente. Esse caderno de segunda passada merece um tombamento! rs."
ANGÉLICA CAMPOS C. VOLPE, 17, Franca, SP

Vibrei com essa capa
"Nos meus 78 anos, vibrei com o Folhateen de hoje (ed. de 7/5), a começar pela capa. Estava preocupado com a matéria publicada há algum tempo da garotada que abominava a música e até toda manifestação cultural tipicamente brasileira ("Brasil, terra estrangeira", ed. de 22/1). Alguns depoimentos causaram-me profunda tristeza. Garotada, vamos aprender a gostar do que é nosso. Continue essa luta, gente do suplemento Folhateen."
NELSON SEIXAS, 78, São José do Rio Preto, SP


Escreva! Criticando, elogiando ou só para matar o tempo: folhateen@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. Mande nome, idade e cidade.
O atual grupo de apoio do Folhateen é formado por Beatriz Linberger dos Anjos Oliveira, 14, Giulia Giraldi Rocha Coelho, 15, Anna Park, 16, Rodrigo Moccia, 19, e Cristiane Joplin Aparecida Oliveira, 20.



Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: A garantia da felicidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.