São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Desenhos animados e brinquedos também invadem mercado

HQs dos 80 retornam ao topo

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mês é outubro. Os Transformers encabeçaram nos últimos seis meses a lista da maior distribuidora de quadrinhos dos EUA -atualmente ocupam a terceira colocação. Para isso, desbancaram pesos-pesados como os "X-men" e o "Homem-Aranha".
"Thundercats" e "G.I. Joe" (nome em inglês dos ""Comandos em Ação") também estão entre os 13 quadrinhos mais populares. "As Tartarugas Ninja" conquistam uma revista própria. Um dos títulos cujo lançamento é esperado com mais expectativa é "He-Man".
Em que ano estamos mesmo?
O norte-americano Jim Valentino, publisher da Image, editora que assegurou os direitos de publicação de "He-Man" e "G.I. Joe", tem uma teoria que explica o retorno triunfal desses personagens depois de mais de dez anos de ostracismo.
""Quem era criança nos anos 80 tornou-se adulto, com responsabilidades como trabalho, aluguel, família (e salários). Tentamos manter peças de nossa juventude próximas a nós para estendê-la pelo maior tempo possível", explicou Valentino ao Folhateen.
Mesmo após o advento dos ""quadrinhos adultos", como ""Dark Knight" e ""Watchmen", não espere encontrar esse tipo de influência ou um desvio do conceito original nas novas versões de "He-Man", "Transformers" e companhia.
Tudo tem de passar pelo crivo da Hasbro e da Mattel, empresas que detêm os direitos de "Transformers" e "G.I. Joe" e de "He-Man", respectivamente. Ambas têm como maior prioridade a produção de brinquedos e, por isso, uma de suas metas é manter seus produtos o mais acessíveis possível ao público infantil.
No próximo mês, He-Man e a turma de Etérnia ganham uma minissérie em quatro edições. Nesse caso, novos produtos inspirados no personagem -série de TV no Cartoon Network (sem previsão de estréia no Brasil) e linha de brinquedos- foram lançados antes dos quadrinhos.
Cogita-se a reedição da série antiga de desenhos animados em DVD.
O conflito que envolve "autobots" e "decepticons", automóveis e aviões com vida própria que se transformam em robôs gigantes, é narrado em duas minisséries, ""Generation 1" e ""The War Within", e na série regular ""Armada".
O estúdio Dreamwave planeja aumentar o número de títulos dos Transformers. Além de a produção de ""Generation 2" ser iniciada logo, um guia em quatro edições com os perfis e dados dos personagens será lançado em dezembro.
E a minissérie mais popular será lançada em forma de "trade paperback" (edição encadernada).
Além do lançamento dos episódios da série original do desenho animado em VHS e em DVD, considera-se ainda a produção de uma nova temporada.
A minissérie ""Thundercats" está em seu terceiro número (de cinco edições) e ""G.I. Joe", publicado mensalmente, já ultrapassou a marca das dez edições.


Onde encontrar: Comix (al. Jaú, 1.998, tel. 0/xx/11/3088-9116, das 11h às 20h)


Texto Anterior: Dúvidas sobre a meia-entrada
Próximo Texto: Panorâmica: Suicida on-line é salvo nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.