São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

@ - Jairo Bouer

Será que eu engravidei?

"Tomo regularmente a pílula, mas há duas semanas atrasei quase 14 horas. Mesmo assim tomei o comprimido e tive relação. Sabia que devia usar camisinha e usei. Só que, após a ejaculação, a camisinha vazou. Continuei a tomar pílula nos dias seguintes. Será que corro risco? Quero tomar a pílula do dia seguinte agora, posso?"

"Estava com meu namorado, e ele só encostou o pênis nos grandes lábios da minha vagina, pois ainda sou virgem. Ele não ejaculou. Tomei a pílula do dia seguinte em menos de 24 horas por precaução. Tenho chance de engravidar?"

"Estou apavorado. Namoro e usamos sempre preservativos, mas a menstruação dela está atrasada. Existe algum chá ou remédio que sirva para causar um aborto espontâneo? Temos 18 e não podemos criar uma criança. O que fazemos?"

É BOM se lembrar de que precipitação e falta de informação fazem com que as pessoas tomem medidas muitas vezes desnecessárias. E o pior é que, às vezes, até com riscos para a saúde. É tão mais fácil pegar o telefone e dar uma ligada para o ginecologista!
Vamos lá: atrasos de mais de 12 horas com as pílulas mais modernas, de baixa dosagem, já não garantem a mesma proteção do método utilizado corretamente. Quando esse tipo de atraso acontece, é bom tomar a pílula para evitar que aconteçam sangramentos fora de hora, mas, naquele ciclo, um método complementar (como camisinha) deve ser utilizado.
Se a proteção da camisinha também falhou, como parece ter acontecido com a primeira leitora, é importante falar com o médico para pensar na possibilidade de um método de emergência, como a pílula do dia seguinte. Só que esse tipo de pílula só funciona se utilizada até 72 horas (três dias) depois da relação suspeita. Duas semanas atrás, esqueça! Esse método não tem mais efeito. O importante agora é uma conversa com o ginecologista.
Já a segunda leitora não corria risco de gravidez e tomou a pílula do dia seguinte sem necessidade. O risco de gravidez existe quando o pênis penetra na vagina. De qualquer forma, para evitar problemas no futuro, já que os contatos sexuais do casal tendem a ficar mais íntimos, o certo é usar camisinha desde as preliminares.
O terceiro leitor também parece estar se preocupando em demasia. Se ele e a namorada usaram camisinha em todas as transas, ela não se expôs a risco e não deve estar grávida. Atrasos na menstruação acontecem por uma série de causas, não só por causa de gravidez. Nada de remédios, chá e coisas do gênero! Em geral, nada disso funciona. Aliás, ninguém deveria nem pensar em tomar uma atitude dessas sem antes falar com o seu médico.


Texto Anterior: A mesma coisa: Se o YouTube.com fechar, você pode acessar
Próximo Texto: Cartas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.