São Paulo, segunda, 15 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁLCOOL
Beber até cair é prática tão comum no Carnaval que virou até letra de música. Comum também nestes dias de folia são os acidentes de trânsito, as brigas e os assassinatos causados pelo abuso do álcool, que poderiam ser evitados com alguns cuidados. Para os especialistas, o risco número um para quem toma algumas cervejas a mais é terminar provocando um acidente de trânsito. Por isso nunca dirija depois de beber.
Mesmo que você ache que está bem depois de duas latas de cerveja (a quantidade varia um pouco para cada pessoa), mantenha distância do volante, pois seus reflexos ficam extremamente alterados sob efeito do álcool. Apenas a luz do farol de um outro carro pode "cegar" o motorista alcoolizado por alguns segundos, o que pode ser fatal para você e para quem estiver por perto.
A bebida em excesso também faz as pessoas ficarem mais agressivas. Aí fica fácil entender por que há tantas brigas em bailes de Carnaval. Muitas vezes, um simples olhar para a namorada do outro vira motivo para um combate.
Lembre-se de que beber demais pode arruinar a sua diversão. Alguns conselhos: se for beber, que seja em doses moderadas, alimente-se bem antes, beba aos poucos e tome um copo de água entre um gole e outro de álcool.
Em exagero, o álcool provoca mal-estar, vômito, desmaio e pode levá-lo ao estado de coma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.