São Paulo, segunda, 15 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Índice

Fecundação, óvulo, gravidez e outros temas pertinentes

JAIRO BOUER
especial para a Folha

"Gostaria de saber se é verdade que no primeiro mês de gravidez a mulher ainda menstrua para liberar os óvulos não fecundados. Isso também acontece com quem toma anticoncepcional? Preciso muito dessa resposta!"

resposta Opa! Vamos esclarecer suas dúvidas rápido porque você está com idéias equivocadas sobre o funcionamento do corpo das mulheres e o uso dos anticoncepcionais.
Em geral, a mulher libera um óvulo por mês. Se ele for fecundado, ela engravida. Se não for fecundado, ele é eliminado junto com o fluxo menstrual. A menstruação é a descamação das paredes do útero que se preparam, todo mês, para receber uma possível gestação.
Se a mulher libera mais de um óvulo, ele também pode ser fecundado (o que leva a uma gravidez com gêmeos não-idênticos). Se o óvulo extra escapa dos espermatozóides, ele se degenera e é absorvido pelo organismo.
A partir da fecundação, várias alterações hormonais ocorrem no corpo da mulher, que deixa de ovular e menstruar durante os nove meses da gravidez. Pequenos sangramentos que ocorrem no início da gestação não têm nenhuma função de eliminar óvulos não fecundados. Podem ser resultado da implantação do embrião no útero, indicar dificuldades da gestação ou até o início de um aborto. Eles devem ser comunicados ao médico.
Para terminar: quem toma pílula não ovula. Os sangramentos mensais (com certos anticoncepcionais) são decorrentes da queda das taxas de hormônio feminino, que ocorre, por exemplo, na semana de pausa da pílula.
²


Jairo Bouer, 33, é médico. Se você tem dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou mande e-mail para jbouer@uol.com.br



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.