São Paulo, segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

>>Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Os Yeah Yeah Yeahs e as vaquinhas

CONHECIDO PELO TALENTO e pela escrotidão, o produtor Steve Albini escreveu, nos anos 90, um ensaio que virou clássico. No texto, escrachava várias bandas com quem tinha trabalhado, principalmente os Pixies, cujo primeiro e aclamadíssimo álbum, "Surfer Rosa", ele produziu.
"Nunca tinha visto quatro vacas tão ansiosas para serem puxadas pela argola do nariz", escreveu. Segundo o produtor, os Pixies estavam totalmente entregues às ordens da gravadora, do empresário e dele próprio, Albini. "Tive de reescrever as músicas com uma navalha."
Lembrei disso ao escutar "It's Blitz!", o novo álbum do trio nova-iorquino Yeah Yeah Yeahs. Fazia tempo que não ouvia um CD em que a mão do produtor aparece tanto. Ainda bem, porque o cara é fera: Dave Siteck, guitarrista do TV on the Radio. É ele quem conduz as "vaquinhas" (no bom sentido) do YYYs. Aliás, faz isso há tempos, porque produziu também os dois álbuns anteriores. Mas nunca a influência tinha ficado tão clara.
De banda de guitarras nem sempre bem tocadas, o YYYs se transformou em um grupo com sólidas composições à base de sintetizadores. O que mais há em "It's Blitz" são texturas, som em camadas. Ou seja, justamente as especialidades do TV on the Radio, seus vizinhos "brooklynianos".
O resultado é um álbum do qual é difícil apontar a melhor faixa. Minha favorita é "Hysteric", pela total semelhança com o TVOTR e pelo jeito delicioso com que a cantora, Karen O, pronuncia a palavra "steps" (passos). Além da produção, o destaque é, como sempre, o timbre marcante de Karen O. Digo timbre, e não voz, porque Karen está longe de ser tecnicamente perfeita. Não precisa. Assim como em "Surfer Rosa", dos Pixies, temos aqui uma obra de alta qualidade. Se a banda se comportou como vaquinhas -voltando a Steve Albini-, então bendito seja o pastor que as conduziu.


CD PLAYER

PLAY - Yeah Yeah Yeahs acústico
Pintaram na web versões "unplugged" de faixas do disco novo. Confira: is.gd/n6Yx.

PAUSE - A "volta" de Amy Winehouse
Não há como não simpatizar com essa doida. Mas lembre-se: musicalmente ela é regressiva.

EJECT - Foals
Também foram produzidos pelo Dave Siteck. Nem assim. Eject nunca é demais para os Foals.


Texto Anterior: Internet: Aranha trash
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.