São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

sexo e saúde

"Tenho 23 anos e meu pênis mede 11 cm. Sempre que vou transar com uma garota morro de vergonha. Há algum aparelho que possa aumentar um pouco o tamanho do meu pênis? Estou desesperado!"

Tamanho do pênis é uma questão problemática para meninos

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

A questão do tamanho do pênis é uma das dúvidas mais frequentes que chegam a esta coluna. Toda semana, algum leitor aborda o tema. Veja bem, trata-se de um leitor, nunca uma leitora.
Por quê? Porque essa encanação faz parte do universo masculino. As mulheres não estão tão preocupadas com o tamanho do pênis basicamente porque sabem e sentem que não é o tamanho que faz a diferença.
A performance sexual do homem está mais ligada a carinho, capacidade de criar intimidade, habilidade e um pouco de experiência. Não é um pênis de 11 cm, de 16 cm ou de 20 cm que vai fazer a grande diferença.
Quer dizer que para as mulheres tamanho não importa? Para algumas importa sim, mas para a grande maioria esse não é o fator fundamental. E para os homens? Aí o bicho pega! O homem encana mais com as medidas.
Talvez porque, na cabeça dos caras, o tamanho esteja intimamente ligado a potência, virilidade, poder de conquista e desempenho. Grande engano! De novo, não é o tamanho e a grossura que vão fazer a diferença.
A média do tamanho do pênis do brasileiro, em ereção, é cerca de 13 cm. E as estruturas mais ligadas ao prazer na anatomia feminina estão a poucos centímetros da entrada da vagina, ou seja, podem ser alcançadas facilmente por um pênis de 11 cm, como o seu.
Muito se falou de técnicas para alongar e aumentar o tamanho do pênis: cirurgias que rompem ligamentos da base do pênis, lipoescultura e uso de aparelhos extensores. A maioria dos especialistas é contra essas técnicas. Por quê? Porque riscos e complicações ficam muito acima de resultados. Enquanto essa equação permanece assim, você deve desencanar um pouco dessa história e aprender a curtir mais o seu corpo, certo?


Jairo Bouer, 35, é médico. Se você têm dúvidas sobre saúde, escreva para o Folhateen ou para jbouer@uol.com.br


Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Rápidas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.