UOL


São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

A importância da canção e seus melhores compositores brasileiros hoje

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Ainda nesses tempos, um jornalista francês entrevistou Caetano Veloso. Ele queria saber por que os músicos, ou melhor, os cancionistas brasileiros são tão prestigiados. Ele queria entender o mistério de a música-popular-com-letra ser tão central na cultura brasileira.
Caetano, que em geral é muito inteligente, respondeu na mosca. Disse que (1) o Brasil é um país com muitos analfabetos; (2) que a canção é fácil de entender para os iletrados; (3) que há casos de analfabetos ou semi-analfabetos que são compositores de grande capacidade, como foi o caso de vários sambistas. A canção, em nosso país, de fato alcançou um posição central, que a faz ser, talvez, o mais expressivo estilo artístico na cultura de nossa língua hoje.
Por mais que certas emissoras de rádio e TV dêem espaço só para assuntos banais, sabemos que há muita coisa boa nos CDs, em outras rádios, na internet.
E também em livros. Como nesta bela coletânea de ensaios, organizada por Arthur Nestrovski, intitulada "Música Popular Brasileira Hoje". Por suas 300 e tantas páginas desfilam as histórias e a discografia principal da maioria dos melhores compositores de canções em nossos dias -o critério foi o de estar vivo o autor. Todos os que estão valem a pena. E estão à nossa disposição.

"Música Popular Brasileira Hoje"
Organizador: Arthur Nestrovski
Editora: Publifolha
Contato: 0/xx/11/3224-2196
Quanto: R$ 16,90



Texto Anterior: Folhateen explica: Praga eletrônica ataca crianças e jovens com pornografia
Próximo Texto: Orelha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.