São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2004

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INDÚSTRIA

Cobaia pop

Gravadoras e artistas criam operação de marketing para "caçar" público adolescente em acampamentos de férias dos EUA

ERIC DASH
DO "NEW YORK TIMES"

Há três gerações as crianças do acampamento de férias Indian Head, na Pensilvânia, passam o verão jogando bola, nadando no lago e curtindo ocupações tradicionais de férias como canoagem e roubar lençóis das camas. Recentemente, uma nova atividade foi acrescentada à lista: concertos de rock. Isso porque alguns dos mais promissores popstars dos EUA estão indo a acampamentos de férias para tentar atrair o público adolescente.
Esses astros do rock de amanhã viajam a dezenas de acampamentos no interior do país, fazendo shows patrocinados por gravadoras ou que fazem parte do Camplified, turnê voltada a esse público.
Os artistas fazem shows, dão autógrafos e participam de atividades com a garotada do acampamento. Tudo é parte de campanhas de marketing orquestradas para ajudá-los a emergir como os próximos Britney Spears ou Backstreet Boys, ou mesmo como Fefe Dobson, que acaba de surgir no "Total Request Live", da MTV, e que, em 2003, foi atração principal da Camplified.
"É estranho se apresentar num clube da Filadélfia para um bando de bêbados e, no dia seguinte, tocar para um grupo de crianças", diz Randy Wooten, da banda californiana Bloody Lovelies, atração principal do Camplified deste ano. No percurso, centenas de CDs e camisetas foram vendidas.
Apesar de sua característica comercial, o Camplified já virou um evento aguardado em muitos acampamentos. No show que aconteceu no campo de futebol do Indian Head, a banda Huckapoo, de garotas de 14 anos que lembram as Spice Girls e que têm duas canções em trilhas sonoras do Disney Channel, era a favorita da garotada.
Na era do "american idol" e dos downloads digitais, muitas pessoas da indústria da música acham que shows ainda são uma maneira eficiente de mostrar artistas a adolescentes que ainda não têm idade suficiente para entrar em clubes e que dependem de seus pais para levá-los a shows. O selo Midas Records enviou sua candidata a princesinha do pop, Angel Faith, 16 anos, para 60 acampamentos, onde ela canta quatro canções e divulga seu CD. Ela se desloca num ônibus de turnê pintado de cor-de-rosa, estilo Barbie.
Nos dois últimos verões, a turnê Camplified já percorreu cerca de 15 acampamentos, apresentando-se para mais de 10 mil crianças e adolescentes de 8 a 16 anos, além de 6.000 de seus monitores universitários.
Brian Lukow, o empresário do Huckapoo, acha que a turnê pode ajudar suas garotas. "Depois de assistirem ao show, os garotos do acampamento voltam para suas escolas e divulgam a notícia." Outras bandas, como a Bloody Lovelies, aproveitaram a Camplified para anotar endereços de e-mail da meninada acampada e dos monitores. Com a lista em mãos, poderão avisá-los quando lançarem novos álbuns.
Skye Sweetnam, roqueira de 16 anos que passou por 12 acampamentos no ano passado antes de abrir o show de Britney Spears, disse que o Camplified foi sua turnê favorita, por causa da emoção de cantar diante de 500 adolescentes aos gritos. Antes do show, a música de Sweetnam era tocada nos alto-falantes do acampamento, graças aos CDs e materiais promocionais enviados pelos organizadores do Camplified.


Tradução de Clara Allain

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