São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Alergia à camisinha e preservativo que se solta

Sempre que tenho relação sexual com meu namorado sinto que a vagina arde e fica com uma coceira horrível. Pode ser alergia?

Transei com uma menina que usa o DIU e a camisinha se soltou. Não ejaculei porque percebi logo. Qual a chance de ela engravidar? Precisa usar pílula do dia seguinte?


ALERGIA À CAMISINHA existe sim. Embora não seja tão comum, especialistas afirmam que cerca de 1% da população tem alergia ao látex (material do preservativo). Inchaço, ardor, vermelhidão e coceira no pênis ou na vagina são os sintomas mais comuns.
Em geral, se recomenda, como primeira tentativa, trocar a marca da camisinha. Depois, optar por uma camisinha mais "simples" (sem aroma, sem cor, sem lubrificante, sem espermicida), já que esses componentes aumentam a chance de alergia.
Como última tentativa, há preservativos masculinos e femininos feitos à base de um plástico conhecido como poliuretano. Os femininos são distribuídos e comercializados no Brasil. Os masculinos, em geral, são importados.
Já a camisinha que se "solta" dentro da vagina é um pouco mais comum. Camisinhas mal colocadas ou que ficam grandes no pênis podem escapar. Se o pênis perde parcialmente a ereção, o episódio pode também acontecer.
Na hora, o casal deve interromper o ato, lavar-se com água e sabão para diminuir risco de infecções e, se for prosseguir, deve optar por uma nova camisinha.
Se houve ejaculação ou contato direto com secreções, é bom conversar com o médico para checar se existe necessidade de pílula do dia seguinte, de algum teste ou de medida suplementar. No caso da garota que usa DIU, praticamente não há risco de gestação.


Texto Anterior: O sexo dos anjos
Próximo Texto: Jovens em campanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.