São Paulo, Segunda-feira, 16 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raulzito, fã de Elvis e alcoólatra

1945 - Nasce no dia 28/6 Raul Santos Seixas, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Santos Seixas, em Salvador (BA).
1957 -A família se muda para uma casa vizinha do Consulado Americano. Por meio dos filhos dos funcionários, Raul tem o primeiro contato com o rock'n'roll, conseguindo discos de Elvis Presley, entre outros.
1959 - Ele cria o fã-clube Elvis Rock Club, na Bahia.
1962 - Forma o primeiro grupo, com Thildo e Décio Gama, o Relâmpagos do Rock, que virá a ser o famoso Raulzito e seus Panteras.
1968 - Sai o primeiro LP da banda. Um fracasso.
1970 - O diretor da CBS convida Raul para ser produtor.
1971 - Conhece Paulo Coelho.
1972 - Participa do Festival Internacional da Canção com "Let Me Sing, Let Me Sing". É classificado e assina com a Philips/ PolyGram.
1973 - Canta "Ouro de Tolo" pelas ruas do Rio para divulgar o disco solo "Krig-Ha, Bandolo". Lança a Sociedade Alternativa. No primeiro show em SP, distribui o manifesto "A Fundação de Krig-Ha", feito com Paulo Coelho.
1974 - A Polícia Federal recolhe e queima os manifestos, como "material subversivo". Raul é preso, torturado e expulso do país, mandado para os EUA. Seu alcoolismo se agrava.
1975 - "Gita" vende 600 mil cópias e lhe dá o primeiro disco de ouro. Toca no Hollywood Rock .
1976 -Lança "Há Dez Mil Anos Atrás", um sucesso. Continua bebendo. Acaba a parceria com Paulo Coelho, e o contrato com a PolyGram é rescindido.
1978 - Debilitado e doente, vai a Salvador tratar a pancreatite (inflamação do pâncreas).
1980 -Decide morar em São Paulo. Assina contrato com a CBS. É operado do pâncreas.
1981 - Recusa-se a gravar disco em homenagem à princesa Diana, e a CBS rescinde o contrato.
1982 - É preso e quase linchado em seu show, pois, bêbado e sem documentos, não conseguiu convencer o público de que era o próprio. Na cidade de Caieiras (SP).
1983 -Participa do musical infantil "Plunct Plact Zum", com "Carimbador Maluco", que lhe dá o segundo disco de ouro.
1985 - Conhece Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus.
1987 - Ganha o terceiro disco de ouro, com "Cowboy Fora-da-Lei".
1989 - Lança "A Panela do Diabo", com Marcelo Nova. Dois dias depois (21/8), é encontrado morto, na cama, pela empregada. Parada cardíaca devido a pancreatite crônica. É velado no Palácio das Convenções do Anhembi.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Para Vivian, músicas compensam a falta do pai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.