São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIENTÍFICAS

Clonar gente é péssima idéia
Um estudo americano descobriu que a clonagem de humanos vai invariavelmente gerar seres anormais uma vez que seu processo altera a integridade do material genético a ser clonado. Ao pesquisar 10 mil genes, o estudo -apontado como o mais completo já realizado- detectou que um a cada 25 genes de ratos clonados apresentavam algum tipo de anormalidade.

Identificada nova síndrome: a depressão pós-férias
Pesquisadores espanhóis divulgaram uma nova síndrome detectada em jovens, mulheres e crianças: a depressão pós-férias. Trata-se de um problema caracterizado por perturbações do sono, taquicardia, tristeza e ansiedade em pessoas que retornam a atividades rotineiras como o trabalho e o estudo após grandes pausas. Segundo o estudo, não se trata de uma depressão "clássica", já que não necessita de tratamento e ocorre por um período de poucos dias (cerca de uma semana).

Empresa promete bronzeado através de implante
Uma empresa australiana promete colocar no mercado em três anos um produto que, implantado sob a pele, garantiria um bronzeado por 30 dias. A droga, chamada de Melatonan, estimularia a produção natural de melanina, o pigmento que confere a coloração escura à pele.

O que os olhos não vêem...
Olhar para o lado durante a aplicação de uma injeção pode realmente reduzir a sensação de dor. Foi essa a conclusão de uma pesquisa realizada no Reino Unido. Submetidos a vários tipos de toque, voluntários do estudo apresentavam maior atividade cerebral quando observavam a região tocada do que quando olhavam para outro lado durante o processo. A visão, portanto, intensificaria a sensibilidade do tato humano.


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Para ganhar peso, é preciso aliar alimentação a atividade física
Próximo Texto: 02 neurônio - Jô Hallack/ Nina Lemos/ Raq Affonso: Ofensas morais!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.