São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

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ESTANTE

Roteiro para o jovem leitor navegar entre grandes livros sem afogar

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Em matéria de aprendizado de leitura, há um mistério que ninguém sabe resolver: quem estuda em colégio organizado aprende a gostar de ler logo nas primeiras séries; esse gosto vai aumentando até mais ou menos o final do ensino fundamental. Quando chega o ensino médio, a coisa complica, e grande parte dos jovens leitores perde a paciência com os livros e abandona a prática da leitura.
Há explicação para isso? Várias. Uma delas é que naquela passagem ocorre também a passagem da grande liberdade de escolha dos livros para a restrição dessa escolha. Porque aí começa a loucura, a demência de pensar no vestibular (algo quase inevitável, naturalmente.) O que era prazer vira tarefa, e o que era descoberta de sentido vira adesão a alguma interpretação fechada.
É uma pena, principalmente porque é aí que a gente está com condições de entender as complexas equações do mundo, que a literatura também oferece.
Mas saiu agora um livro que ajuda a contornar o problema e serve de guia para o candidato a leitor de qualquer idade: "Como e Por Que Ler os Clássicos Universais desde Cedo", da consagradíssima escritora Ana Maria Machado. É uma espécie de guia de viagem, com comentários leves e inteligentes sobre alguns dos principais livros já criados em todo o mundo. Livro bom para ter por perto e frequentar em busca de orientação.

E-mail:
fischerl@uol.com.br


"Como e Por Que Ler os Clássicos Universais desde Cedo"

Autor: Ana Maria Machado
Editora: Objetiva
Quanto: R$ 19


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