São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4 dvd

De olhos bem puxados

Tailandeses, coreanos e chineses também vêem pessoas mortas em filmes de terror que estão nas locadoras

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Olhos puxados e garotas-fantasma apavorantes com o cabelo na cara que voltam após a morte atrás de vingança. Se você fosse generalizar, diria no ato que é mais um filme de terror japonês, como "O Chamado" ou "O Grito" (cuja continuação acaba de estrear nos cinemas).
Mas nesse novo cinema de terror oriental há outros olhos, além dos japoneses. Chineses, sul-coreanos e tailandeses também enxergam fantasmas em seis filmes que baixaram nas locadoras neste ano.
Quatro desses olhos pertencem aos gêmeos de Hong Kong Danny Pang e Oxide Pang Chun, que assinam a direção de seus filmes como Pang Brothers (irmãos Pang). O mais recente longa deles, "Assombração", acaba de sair em DVD.
Esse filme foi o mais negociado no festival de Cannes, que o exibiu com grande destaque, algo difícil para filmes de terror, chineses ou não. Ao mesmo tempo, os direitos do primeiro longa de sucesso deles, "The Eye - A Herança", foram comprados pelo galã e produtor de cinema Tom Cruise.
Mas o que está fazendo dos Pang Brothers a nova aposta americana no mundo do cineterror oriental? Melhor do que os japoneses, eles sabem filmar fantasmas como poucos.
E, por isso, os dois enchem seus longas de assombrações o tempo todo. Começam com vultos rápidos e aparições de segundos para seguir com fantasmas horrorosos que usam o medo como arma para matar as pessoas de susto.
Do último, "Assombração", ao primeiro, "The Eye - A Vingança", a parte mais legal e importante da obra desses caras está à venda ou disponível para locação. Mas, como os DVDs foram lançados por diferentes distribuidoras, sua organização acabou um tanto confusa.
A trilogia sobre ver fantasmas foi iniciada em 2002, com "The Eye - A Herança", que conta a história de uma garota que recebe um transplante de córnea e, além da capacidade de enxergar, ela leva também um bando de fantasmas do seu doador. Prevista para estrear no ano que vem, a versão americana deverá ter no papel principal Jessica Alba ("Sin City").
Sua seqüência lógica, de 2004, seria "The Eye 2", certo? Não no Brasil. O filme foi lançado com o nome "Visões". E nele os fantasmas mudam de alvo.
No lugar da deficiente visual entra em foco a grávida que, após uma tentativa de suicídio, passa a ver os espíritos que encarnarão nos bebês de futuras mamães, inclusive aquele -assustador, é claro- que ocupará a alma de seu próprio filho.

Tailândia e Coréia do Sul
O terror asiático também tem representantes em dois lugares inusitados. E veio da Tailândia a maior surpresa do terror recente: "Espíritos - A Morte Está ao Seu Lado".
Quando foi lançado em seu país de origem, em 2004, foi a maior bilheteria. Também pudera. Os estreantes Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom conseguiram filmar um roteiro sem furos, apesar do argumento comum: fantasmas que surgem misteriosamente em fotografias.
Eles criam cenas em que a qualquer momento pode surgir a garota-fantasma, o que dá um supermedo mesmo quando nada acontece. O final é cruel.
Já da Coréia de "Oldboy" vem "Medo" (cada nome banal que as distribuidoras brasileiras dão a esses filmes), terror psicológico de ritmo um tanto lento mas de final inteligente, que foge à regra dos seus companheiros asiáticos.
Se a continuação de "O Grito" é um pesadelo de tão ruim, tente abrir os olhos para outros asiáticos. Mas lembre-se de que tudo o que eles querem é fazer você fechá-los o tempo todo.


Texto Anterior: cinema 3: Corrida maluca
Próximo Texto: 02 Neurônio: Manual para o segundo turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.