São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"O Caminho para El Dorado" é triunfo da turma de Spielberg


Estréia na sexta-feira (21/7) o desenho animado "O Caminho para El Dorado" ("The Road to El Dorado"), produzido pela Dream Works, empresa chefiada por Steven Spielberg.
O filme conta a história de dois vigaristas, Tulio e Miguel, que ganham um mapa para El Dorado, a lendária Cidade do Ouro. Quando imaginaram que seus dias de durangos haviam chegado ao fim, a dupla é capturada por um navio espanhol.
O que diferencia este filme de tantos outros com tramas idênticas é que a dupla de personagens principais tem todas as características de coadjuvantes. São atrapalhados e encrenqueiros. Em outro filme, apareceriam como os vilões que fazem de tudo para arruinar a vida do "herói". Aqui, Tulio e Miguel foram promovidos a protagonistas e tornam a aventura muito mais divertida. Na versão original, as vozes de Tulio e Miguel são feitas, respectivamente, pelos atores Kevin Kline (que atuou no filme "Um Peixe Chamado Wanda") e Kenneth Branagh (do filme "Frankenstein de Mary Shelley"). O desenho tem ainda a participação de Elton John, que faz a narração musical.
A versão brasileira tem participação da atriz Danielle Winits, dublando a voz de Chel, uma bela nativa. As músicas de Elton John são cantadas, na versão em português, por Maurício Manieri. O filme será lançado com um número muito maior de versões dubladas.
O desenho mistura a animação tradicional com a feita em computador. Só para desenhar e dar vida a Tulio, trabalharam 17 animadores, enquanto, para Miguel, foram necessários 15 profissionais. A direção é de Don Paul, o mesmo de sucessos como "O Príncipe do Egito" e "A Pequena Sereia".



Texto Anterior: Perfil - Fabiana Bruno
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Clipe de Moby dispensa pretensão e faz homenagem comovente à música pop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.