UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+Saúde

Vacina contra Aids falha em teste

DO COLUNISTA DA FOLHA

A vacina contra a Aids (AidsVax) que estava sendo testada na Tailândia não passou nas últimas fases de avaliação de eficácia. Ela não conseguiu evitar a infecção pelo HIV nem impedir seu avanço.
Os primeiros testes da vacina foram feitos nos EUA, em Porto Rico e na Holanda e não tinham resultados animadores. Mas a experiência com mais de 2.000 voluntários na Tailândia confirmou o fracasso da experiência.
O teste foi feito com usuários de drogas injetáveis da região metropolitana de Bangcoc, que receberam sete doses da vacina em 36 meses.
Segundo os resultados, 105 pessoas que receberam placebo (injeção com substância sem principio ativo) foram infectadas. Outras 106 pessoas que receberam pelo menos uma dose ativa da AidsVax também se infectaram. Ou seja, não houve diferenças entre os dois grupos.
Os testes com a AidsVax foram os mais amplos já realizados na prevenção da Aids. Mas outros testes com diferentes vacinas estão sendo feitos em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.
A batalha pela descoberta de uma vacina eficaz contra a Aids, que não é nada fácil, continua. Enquanto isso, faça a sua a parte! Prevenção se faz com o uso da camisinha. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde: Calvície costuma aparecer na casa dos 20 anos
Próximo Texto: Científicas: Unhas de camaleoa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.