São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Não tenho mais vontade de sexo

"Estou com 18 anos e não tenho mais vontade de fazer sexo. Procurei um médico, que disse que minha saúde vai bem. Posso usar algum tipo de estimulante sexual? O que fazer?"

ANTES DE começar a pensar em problemas, distúrbios, doenças e dificuldades, é importante lembrar que o desejo sexual pode variar. Ele pode ser diferente de pessoa para pessoa e também pode mudar ao longo da vida de cada um, tanto pelas alterações naturais da idade como pelas situações que a gente enfrenta em algumas fases.
Assim, se uma garota de 18 anos estava namorando, o sexo era freqüente em sua vida e, por algum motivo, essa relação acabou, ela pode vir a enfrentar uma diminuição de desejo sexual. Isso acontece pela tristeza pelo fim do namoro, por uma fase de adaptação que ela está enfrentando ou até pela falta de um novo parceiro com quem ela possa se ligar afetivamente e se sentir à vontade, antes de pensar em sexo. Quem nunca acabou um namoro e resolveu "dar um tempo"?
Outra hipótese para uma diminuição do desejo são os momentos da vida em que a gente passa por algum tipo de estresse mais intenso. Final de ano na escola (com muitas provas e cobranças), brigas em casa, vestibular, cansaço por acúmulo de esforço no trabalho, falta de dinheiro, preocupação com alguém doente na família, tudo isso pode fazer com que a gente nem lembre da possibilidade de fazer sexo.
Além de tudo isso, hoje em dia existe uma certa pressão social (dos amigos, do grupo) para que as pessoas comecem a fazer sexo mais cedo e mantenham essa vida sexual ativa. Acontece que nem todo mundo tem essa pressa ou, mesmo já tendo "inaugurado" sua vida sexual, não tem desejo e vontade o tempo todo. Isso talvez seja ainda mais comum entre as garotas que, muitas vezes, preferem fazer sexo com parceiros estáveis.
Ou seja, não é porque você tem 18 anos que tem que ter vontade o tempo todo. Tudo bem estar em uma fase em que exista menos desejo. E isso também pode acontecer com os garotos (que, em geral, são ainda mais "cobrados" para manterem sua vida sexual freqüente).
Um cuidado importante é só prestar atenção se essa falta de desejo sexual não está junto de uma falta de vontade e de interesse de fazer qualquer outro tipo de coisa (sair com os amigos, estudar, namorar, passear etc). Essa perda de desejo geral pode sinalizar uma fase de depressão que, aí sim, precisa ser "avaliada" por um médico! Para terminar: não precisa tomar nenhum tipo de estimulante sexual. Dê um tempo para você mesma e entenda que variações do desejo são normais na vida de todo mundo. Ok?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.