São Paulo, segunda-feira, 17 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante
Guia oferece a novo leitor roteiro de conhecimento

Um leitor a gente reconhece logo. Na versão caricata, é aquele carinha de óculos, ali, sozinho, com roupa meio esmolambada e cara de lunático. Até pode ser assim, mas não precisa. Porque leitor a gente mede pela reflexão mais larga e pela intensidade de percepção.
Em geral, leitor é um sujeito que já tem bagagem de leitura. Experimentou os gêneros literários, tem preferências estabelecidas e desgostos configurados. Diverte-se sozinho -é ele e sua imaginação que, por causa da leitura, fica povoada de seres inventados por outra pessoa.
Leitor não se forma de uma hora para a outra. Leva tempo para o sujeito comparar, ponderar e depois ajuizar sobre o que lê. Só que, paradoxalmente, leitor começa, sim, de uma hora para a outra: basta começar, agora mesmo, e continuar.
Tudo isso, prezadíssimo leitor, é para anunciar dois livros que ajudam um leitor a formar-se e oferecem listas e pistas de leituras interessantes e importantes, no mundo brasileiro e internacional, com boas informações sobre autor e obra.
Os livros têm o mesmo nome, "Tudo que Você Precisa Ler sem Ser um Rato de Biblioteca", com o subtítulo "Guia do Melhor da Literatura Brasileira" e "da Literatura Internacional". Um leitor, como eu ou você, pode discutir os critérios usados por Luiz Carlos Lisboa. Mas o que importa é que ele nos ofereceu o seu roteiro básico, que tem indicação de leitura para uns 200 anos.
E-mail - fischerl@uol.com.br

"Tudo que Você Precisa Ler Sem Ser um Rato de Biblioteca"
Autor: Luiz Carlos Lisboa
Editora: Papagaio
Quanto: R$18 e R$ 22



Texto Anterior: Folhateen explica: O projeto de construir 45 "escolões" em São Paulo
Próximo Texto: Eu leio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.