São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

Algumas dúvidas sem idade

JAIRO BAUER

"Tenho 59 anos, minha geração foi sempre muito mal orientada na vida sexual e, por esse motivo, leio sempre esta coluna. Na última relação, fiquei com uma alergia na parte genital. Minha ginecologista disse que, se for alergia ao látex do preservativo, não tem jeito. O que faço?"

"Apesar dos meus 56 anos, sou leitora da coluna. Na última semana foi comentado o uso da camisinha como prevenção para o HPV. Mas eu li em algum lugar que se pode contrair o vírus até com o toque da bolsa escrotal na parceira. É verdade?"

Nesta semana selecionei dois e-mails de mulheres mais experientes para mostrar que não são apenas as garotas mais novas que têm dúvidas em relação ao sexo. Quem tem vida sexual ativa volta e meia se depara com incertezas.
Vamos às dúvidas. Primeiro, é bom lembrar que algumas mulheres que têm menor lubrificação vaginal podem ter uma relação mais incômoda, e isso pode provocar ardência na vagina.
De fato, cerca de 1% das mulheres tem alguma alergia às camisinhas. A primeira tentativa é trocar os preservativos com cor, sabor, espermicida e lubrificantes por outros mais simples. A segunda alternativa é mudar a marca do preservativo.
Se nada disso resolver, é possível que a causa do seu problema seja mesmo uma alergia ao látex (borracha de que são feitas as camisinhas). Aí é melhor optar por camisinhas femininas, feitas de poliuretano (espécie de plástico). Também há camisinhas masculinas importadas de poliuretano.
Em relação ao HPV, a camisinha pode prevenir a maior parte dos casos de transmissão, desde que a lesão e a área a ser protegida estejam dentro da cobertura do preservativo. Se a lesão estiver no saco escrotal e ela entrar em contato com a porção inferior dos grandes lábios vaginais, pode sim haver contaminação.
Por isso, o ideal é que a relação com proteção seja complementada por uma visita periódica ao médico. A observação também ajuda: se você perceber que seu parceiro tem alguma lesão em região genital, peça para que ele busque uma avaliação.
Para terminar peço aos nossos leitores mais jovens que se inspirem em nossas leitoras mais experientes, que, mesmo com anos de janela, se preocupam com informação e proteção. Vocês perceberam que as duas usam camisinha?

Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Educação: A portas fechadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.