São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Homofobia e machismo são parentes próximos

DUAS HISTÓRIAS que aconteceram em Minas Gerais nas últimas semanas mostram o quanto ainda precisamos discutir questões fundamentais de respeito aos direitos individuais e de combate ao preconceito. Aliás, os leitores desta coluna devem ter percebido que temos batido com frequência nessa tecla, frente à quantidade de absurdos que temos visto em nosso país.
Em uma partida pelas semifinais da Superliga de Vôlei, o jogador Michael, do Vôlei Futuro, foi chamado de "gay" e "bicha" por boa parte da torcida do Sada/ Cruzeiro, no ginásio em Contagem (MG). Seu time perdeu e ele veio a público se assumir e pedir respeito.
No jogo de volta, em Araçatuba (527 km de São Paulo), a torcida e o Vôlei Futuro prestaram uma homenagem ao jogador, se posicionando claramente contra a homofobia. Ponto para eles! O time ganhou em mais de um sentido! O Cruzeiro foi multado. Além da multa, o próximo jogo, agendado para Contagem, não deveria ser mudado, como forma de educar a torcida?
Outro episódio de preconceito e de discriminação às mulheres aconteceu em Belo Horizonte. No material de divulgação de uma festa para adolescentes de 12 a 17 anos, os promotores prometiam brindes para "meninas que ficassem com meninos". Como assim?
O brinde era um colar, e a menina que chegasse ao final da festa com mais colares ganharia um ingresso para o Axé Brasil, grande festival de música baiana. A festa foi cancelada depois que grupos de médicos encaminharam uma carta ao Ministério Público.
Homofobia e machismo são parentes próximos! Formas feias de preconceito. Para um país que pretende ocupar papel importante no mundo, não basta desenvolvimento econômico! Sem educação e sem uma sociedade justa, que garanta direitos iguais a todos os cidadãos, a gente não chega lá!


Texto Anterior: Super-Luan
Próximo Texto: Além da fábula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.