São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cinema

O menino e o dragão

"O Senhor dos Anéis" encontra "Harry Potter" em "Eragon", que estréia no Natal

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Garoto carrega nas mãos o destino de pessoas inocentes que lutam para vencer o mal que domina um mundo de fantasia.
Jovem talentoso dá os primeiros passos para entender o dom com o qual nasceu e aprender a magia que usará para combater um bruxo tirano.
O primeiro parágrafo deste texto serve para contar o que se passa na trilogia "O Senhor dos Anéis". Já o segundo certamente faz alusão à saga de sete livros do bruxinho Harry Potter.
Mas, juntos, eles descrevem o que vem em "Eragon", primeira parte da "Trilogia da Herança" criada pelo escritor Christopher Paolini, quando tinha 15 anos. Hoje, aos 22, ele escreve o livro final. O segundo, "Eldest", acaba de sair aqui.
Eragon (o estreante Ed Speleers), 17, é um camponês (Frodo?) que encontra uma pedra (o anel?), a única esperança de salvar seu povo subjugado pelo tirano Galbatorix (John Malkovich ou Voldemort?).
Mas acaba que a tal pedra é um ovo de dragão, que só choca quando encontra o cavaleiro que será seu eterno mestre.
Nasce Saphira, um dragão azul cuja vida depende de Eragon: se ele morrer, ela morre. Os dois ainda compartilham certos poderes mágicos.
As descrições longas do livro são reproduzidas na tela de modo bem fiel, mas o filme erra pelo excesso de cenas de Eragon e de seu aliado Brom (Jeremy Irons) cavalgando por cenários de natureza exuberante.
Não chega a cansar, principalmente porque o roteiro consegue manter o clima de suspense. E as cenas de batalhas, que parecem as filmadas em "O Senhor...", são realmente de tirar o fôlego -assim como as excelentes tomadas de Eragon voando no dorso de Saphira.
"Eragon" estréia no Natal e deverá aliviar a ânsia de quem busca novas aventuras. E essa parece que vai ser das boas.


Texto Anterior: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Desejo não é doença
Próximo Texto: Outras amizades estranhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.