São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbauer@uol.com.br

Primeiras transas

"Tenho 17 e queria saber se existem tamanhos diferentes de vagina? Por que eu sinto tanta dor quando meu namorado tenta a penetração?"

"Tenho 16 e fiquei com meu namorado alguns dias depois da minha menstruação. Agora me sinto estranha. Será que estou grávida? Nós nos preservamos e, da primeira vez, ele só encostou na minha calcinha, sem preservativo e sem penetração. Ainda sou virgem? Estou muito preocupada!"

DÚVIDAS DE garotas sobre o início da vida sexual. A primeira leitora reclama de dor nas tentativas de penetração do namorado. Em geral, esse desconforto aparece por uma falha de lubrificação e de dilatação da vagina e não por um problema de tamanho.
A vagina é um órgão elástico, ou seja, ela pode ficar mais comprida e mais larga à medida que a garota fica excitada durante a relação sexual. Essa dilatação faz com que a vagina possa acomodar melhor o pênis em ereção.
É lógico que da mesma forma que as pessoas têm altura, peso e seios de tamanhos próprios, a vagina também pode ter suas variações. Mas, no geral, essas diferenças são atenuadas no momento da penetração. Agora, se a garota fica tensa, nervosa e insegura com o sexo, a dilatação e a lubrificação podem não ser boas, causando a dor.
Será que tanta dificuldade não mostra que pode ser boa idéia amadurecer um pouquinho mais e tentar entender as causas da dor antes de ir em frente com o sexo? Não precisa ter pressa. No momento em que você ficar mais relaxada, a relação se torna muito mais prazerosa.
A segunda garota enfrenta o dilema de saber se é ou não virgem depois do primeiro contato mais íntimo com o namorado. Se para ela, como para a maioria das pessoas, a perda da virgindade significa o rompimento do hímen, isso não aconteceu dessa vez.
Ao encostar o pênis na calcinha da garota, o namorado ficou mais próximo, pode ter sentido e proporcionado muito prazer, mas não foi capaz de romper o hímen. Nessa situação também não houve risco de gravidez, mesmo sem a camisinha.
As sensações estranhas que a garota está tendo podem ter muito mais a ver com o impacto emocional dessa quase primeira vez do que com uma gravidez. Quando a pessoa fica nervosa e ansiosa, ela pode sentir várias sensações diferentes mesmo!
Mas já que parece que a primeira vez pode acontecer muito em breve, seria ótimo conversar com um ginecologista, lembrar da importância da camisinha desde o início da vida sexual e se sentir mais segura para tomar conta da própria saúde. Se você está cheia de dúvidas, é melhor esperar um pouco mais para transar, certo?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.