São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Uma revista, um sofá, nostalgia

TODO ANO repito: se você está lendo esta coluna, já caiu no meu conceito. Devia estar se esbaldando, curtindo nosso maravilhoso Carnaval. Mas, já que está aqui, vamos tentar falar de coisas interessantes. Que tal um pouco de nostalgia involuntária?
Passei por isso, esta semana, ao deitar no sofá de casa para ler a edição de março de revista inglesa "Uncut", com os Smiths na capa.
Primeiro detalhe que chamou a atenção: revista fininha, com poucos anúncios (e os poucos que há estão ligados à indústria musical, não são daqueles que realmente dão dinheiro: carros, perfumes, bebidas etc.).
Segunda observação: na seção de lançamentos, não havia praticamente nada que eu não conhecesse. Durante muitos e muitos anos, era assim, olhando as revistas gringas, que nós, jornalistas de cultura de plagas distantes, ficávamos sabendo do que acontecia nos países de alta produção cultural.
Mas agora, folheando a "Uncut"... Eu já tinha lido tudo aquilo na internet. E estou longe de ser daqueles realmente informados sobre as novidades musicais. Dou uma olhada no thisiisfakediy.co.uk, no "New York Times", no pitchforkmedia.com, mas não muito mais do que isso (e nunca, nunca mesmo, consulto a bíblia indie "NME", mas isso é outro assunto).
Achei a edição da "Uncut" uma das melhores dos últimos tempos. Em uma reportagem que deve ter dado um trabalho insano, eles ouviram 20 astros pop sobre suas músicas preferidas dos Smiths (e cada um falou sobre uma canção). Isso, mais uma entrevista ótima com o Johnny Marr, guitarrista dos Smiths, mais outra entrevista inteligente com o John Cale, do Velvet Underground, sobre a cantora/modelo Nico, mais as resenhas afiadas de sempre...
Prazer, a leitura da "Uncut" sempre traz, é óbvio. Mas, deitado no sofá, este tiozinho que vos fala tinha certeza de que aquele não era mais um ritual de busca de novidades. Era só nostalgia, ainda que involuntária.
CD player

PLAY: HTTP://THEBURG.TV/BLOG/
Uma sitcom sobre a cena artística e roqueira do Brooklyn, Nova York. É TV, mas também é um blog. E você só vê na internet. Yes!

PLAY: "SURVIVALISM", NINE INCH NAILS"
Novíssima canção da banda de Trent Reznor, que, tudo indica, anda numa "steady diet" da discografia completa dos Sisters of Mercy.

PLAY: "YEAR ZERO", NINE INCH NAILS
Nos shows do NIN, vende-se uma camiseta com um código. Quem desvenda o código acessa sites que informam sobre "Year Zero", o novo álbum.


Texto Anterior: Música: Neil Young decepciona ao abrir baú
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.