UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Jovens dos EUA e do Brasil têm hábitos nada saudáveis

DO COLUNISTA DA FOLHA

Nas últimas semanas, avaliamos os resultados de uma pesquisa de 2001 do CDC (Centro de Controle de Doenças), nos EUA, que mostra comportamentos de jovens americanos de 10 a 24 anos. Vimos que 60% das mortes nessa faixa etária poderiam ter sido evitadas se o risco tivesse sido mais bem calculado e percebemos que o consumo de drogas e o abandono da camisinha são frequentes.
E esses jovens ainda cuidam mal da saúde: 64% já experimentaram cigarro e 28% fumaram no mês anterior à pesquisa. Quanto a atividades físicas: 74% não participaram de atividade física na semana anterior à pesquisa, 48% não estavam matriculados em aulas de educação física, 10% já estão com sobrepeso e 14% estão sob risco de ficar obesos.
No Brasil, o sedentarismo e a má alimentação rolam na população jovem. O sobrepeso e a obesidade são problemas brasileiros em todas as faixas sociais. Estudos apontam que cerca de 45% dos jovens já experimentaram cigarro aqui.
Exagerar na bebida, usar drogas, não calcular riscos, não usar camisinha e não dar importância a hábitos saudáveis são pontos comuns entre as juventudes americana e brasileira. Com todos esses dados, peço a opinião de vocês: o que está acontecendo e o que deve ser feito? Escreva para o nosso e-mail. As melhores respostas estarão aqui na semana que vem. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Depressão requer ajuda, mas tem cura
Próximo Texto: Científicas: Dançando no silêncio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.