São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Países da Europa nórdica são fábricas de hits que, desde os anos 70, invadem as rádios e o topo das paradas de todo o planeta

POP gelado

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

É incrível como apenas cinco países da Europa nórdica -Islândia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Suécia- sirvam de fábrica para grande parte dos hits da música pop que é ouvida mundo afora desde os anos 70. Há muitas teorias para isso.
O fato de a população desses países ter o inglês fluente e não se importar em ouvir músicas cantadas em inglês é uma delas. No Brasil, qualquer tentativa de fazer música em outra língua que não o português é rejeitada de cara tanto pelo público como pelas gravadoras. É o que acha Jonas "Joker" Berggren, do Ace of Base.
"No Brasil, as pessoas não falam inglês muito bem, por isso as gravadoras não apostam. Mas, na Suécia, todos falam inglês bem e não vêem problemas em aceitar uma banda que não cante em sueco."
Talvez por isso a Suécia seja, de longe, o mais bem-sucedido exportador de sucessos e casa de grupos como o ABBA, que, entre 1974 e 1980, emplacou nove músicas no primeiro lugar da parada inglesa.
"Há muitas coisas que a Suécia tem. Nós falamos inglês muito bem, coisa que eles não fazem na Alemanha, ou na Bélgica, ou na Itália. Quando você vem de um país muito pequeno, você tem de ser muito bom para provar a sua capacidade. Mas eu fico tão surpreso quanto você", diz Per Gessle, guitarrista do Roxette.
Para a norueguesa Maria Mena, conterrânea do trio A-Ha, sucesso absoluto na segunda metade dos anos 80, os países escandinavos são o lugar ideal para iniciar uma carreira de êxitos no mundo pop porque "ninguém se preocupa com o lado comercial, mas apenas em fazer boas músicas".
"É isso que o público procura. Se você não tem talento não conseguirá seguir carreira no exterior ou terá apenas um hit e desaparecerá. Acho também que estamos em uma época em que os EUA perceberam que há boa música feita em outros lugares do mundo", explica Maria.
Certa ou errada, Maria Mena se prepara para invadir a América. A música "You're the Only One", do álbum "White Turns Blue", já uma das mais pedidas na MTV dos EUA e, em breve, estará na sua casa. O frio está só começando.


Texto Anterior: CD Player
Próximo Texto: Norueguesa é o próximo hit nórdico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.