São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

30 anos, ontem e hoje

 Política - Richard Nixon era o presidente dos EUA em 69. Sob ameaça de impeachment devido à suspeita de envolvimento no escândalo de Watergate (invasão da sede do partido de oposição, o Democrata, durante a campanha para reeleição de 1972, para obter documentos comprometedores relacionados a George McGovern, seu adversário), ele renunciou ao cargo em 1974.
O atual presidente norte-americano, Bill Clinton, também já esteve envolvido em escândalo que quase lhe custou o cargo. Ele sofreu um processo de impeachment, rejeitado pelo Senado, sob a acusação de ter cometido crimes ao tentar ocultar seu relacionamento com Monica Lewinsky.
 Guerra - Os EUA invadiram o Vietnã em 1963. A guerra se estendeu por dez anos e foi a grande derrota militar norte-americana em toda a história. O público de Woodstock aproveitou o festival para protestar contra a guerra, e Jimi Hendrix fez uma histórica releitura do hino nacional na guitarra, com direito a sons de vôos rasantes e bombas explodindo.
Este ano, o muro de quase 5 km que cerca o Griffiss Park vai servir de mural para o público escrever mensagens de apoio aos desabrigados da guerra do Kosovo. Durante 78 dias, forças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), lideradas pelos EUA, realizaram "bombardeios humanitários" na região.
 Juventude - O filme "Hair" (79), do diretor Milos Forman, é um retrato perfeito da geração que lotou o primeiro Woodstock. A obra mostra os ícones da juventude dos anos 60: "hippismo", música, LSD, rebeldia, conflito de gerações, sexo livre e Vietnã.
Muitos filmes já tentaram retratar a juventude dos anos 90. "Kids" (95), de Larry Clark, um dos mais polêmicos, fala de niilismo, drogas, violência, pais ausentes, sexo inconsequente e Aids, temas presentes no cotidiano das tribos dos jovens de hoje.
"Hair" termina com o grupo de amigos que protagonizam o filme cantando "Let The Sunshine In" em um cemitério onde estão enterrados os heróis do Vietnã. Um garoto bêbado (Casper, interpretado por Justin Pierce) estuprando uma menina em coma (Jennie, vivida por Chloe Sevigny) é o final de "Kids". Você pode conferir os dois filmes em vídeo.


Texto Anterior: Woodstock 99
Próximo Texto: Mídia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.