São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTANTE

Livro ajuda a compreender a história do futebol pentacampeão

LUÍS AUGUSTO FISCHER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Felipão já saiu do comando da seleção. O campeonato brasileiro começou agorinha e os nervos dos torcedores estão a postos. Enfim, tudo volta ao normal na terra do futebol. Então temos um bom motivo para ler o agradável "Visão do Jogo -Primórdios do Futebol no Brasil", de José Moraes dos Santos Neto, publicado há pouco.
É bom de ler e de ver: o texto é leve e acompanhado de fotos eloquentes, verdadeiros flagrantes dos começos da prática do futebol no Brasil. Quais os primeiros clubes, como eram as regras e os estilos, a primeira seleção brasileira a jogar em território nacional e no exterior.
Com grande elegância, José Moraes dos Santos Neto comenta a estreita relação entre grupo social e preferência clubística, o nexo entre berço e torcida. Fica claro, por exemplo, que, a partir da origem inglesa do futebol e da presença de alguns ingleses no país -a serviço de grandes empresas, como as que implantaram as ferrovias e os bancos-, os primeiros times paulistas foram compostos pelas elites.
Da mesma forma, porém, está registrada a apropriação do futebol pelas gentes simples: os operários imigrados da São Paulo do começo do século 20, os italianos, os espanhóis e, depois, os negros e os mulatos, que não tinham onde jogar, a não ser nas várzeas dos rios. E tudo isso, afinal, compondo a matriz de nosso velho e bom futebol brasileiro, que o livro nos ajuda a conhecer.

E-mail:
fischerl@uol.com.br



"Visão do Jogo - Primórdios do Futebol no Brasil"

Autor: José Moraes dos Santos Neto
Editora: Cosac & Naify
Quanto: R$ 16




Texto Anterior: Internotas
Próximo Texto: Eu leio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.