São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOCÊ É O CRÍTICO

Brasil 2016: da jiboia ao orgulho

MATHEUS TOMIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Recebemos a possibilidade de mostrar aos países que ainda pensam que vivemos numa selva, com jiboias e macacos pulando entre as feiras livres, que não somos nada disso.
A Copa do Mundo e as Olimpíadas nos possibilitaram o progresso por ora estrutural e posteriormente econômico. Isso trouxe uma responsabilidade gigantesca: não podemos jogar o sujo debaixo do tapete, ou seremos lembrados por todo o restante do mundo de maneira pior do que a dos macacos, das jiboias e das bananas.
Não serão mais outdoors que cobrirão o ruim, até porque estimamos até lá não termos pontos negativos. Se nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) sobe, se a confiança de investimento sobe, se isso, aquilo e acolá sopram a favor, isso indica que estamos no caminho certo do desenvolvimento e que, de uma vez, como sede de esportes e país desenvolvido, mostraremos o Brasil que o Visconde de Mauá desejava ou que o Getúlio e o Juscelino tanto queriam: o Brasil cabeça erguida...


MATHEUS TOMIO, 18, é estudante em Curitiba e escreve o blog criticoeponto.blogspot.com


Texto Anterior: Agenda
Próximo Texto: Fale com a gente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.