São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só entra no carro com remédio para enjôo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São 7h30 da manhã de sábado. Fernanda Becker, 15, retira com a organização a planilha que contém as informações da prova. Ela tem cerca de uma hora para estudá-la e programar os totens (instrumentos de navegação do carro). Enquanto isso, seu pai, Acyr Becker, se certifica se a repórter tomou o remédio para enjôo. Sem remédio, nada de rali. Sim, tomei.
Acyr pede concentração, a dupla fica em silêncio e largamos às 8h39. Fernanda vai falando: "No 400 a média vai 42!" (leia: quando o hodômetro estiver marcando 400m, a média de velocidade será de 42km/h).
Enquanto tento entender o significado das frases acompanhando os totens, agradeço pela condição imposta por Acyr de tomar um remédio para enjôo.
Embora o carro não ande em alta velocidade, a maior parte das estradas são de terra. Para passar pelos postos no tempo certo, o motorista precisa acelerar e frear o carro constantemente de forma brusca. Junte as valetas e lombadas e o efeito é o de um liquidificador.
"No 1.574 desce para 37!", grita a menina. "Cotovelo à direita!", avisa a navegadora (cotovelo é curva). "Aí! Um PC, droga!", ele lamenta. "Quantos pontos?", pergunta. "Nove!", responde a filha. Passamos adiantados pelo posto de controle (PC) e perdemos nove pontos. "Péssimo!", ele reclama.
Já acostumada com o joga pra lá e pra cá, arrisco algumas fotos. Imagens do teto, do banco e pedaços de retrovisor. Tudo, menos Acyr e sua filha.
Um momento de indecisão e entramos numa bifurcação errada. "Aí não! Era na segunda!", lamenta a navegadora. Acyr faz um balanço da prova: "Foi fácil, pena que eu não estava concentrado". Chegamos em 40º lugar.
"Você foi muito bem de Zequinha, fez tudo direitinho!", elogiou nosso motorista. É porque ele ainda não viu as fotos que tirei... (JC)


Texto Anterior: Esportes: Sai da frente
Próximo Texto: Equipamentos usados nas provas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.