UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Mudanças alimentares bruscas podem ter motivo emocional

"Tenho 22 anos e comecei a comer alface sem parar. É como se fosse um vício! Tenho que comer no almoço, no jantar e, se bobear, até no café da manhã. Até dizem que emagreci, mas eu não ligo. Às vezes, sinto cansaço e muito sono. O que faço para continuar a comer alface sem ficar tão mole?"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

Pode apostar que essa alface toda não é a única culpada por essas coisas que você está sentindo.
Aliás, a alface é um ótimo alimento, desde que ela seja um dos componentes de uma dieta rica e variada, e nunca o único. Você deve estar cometendo algum erro alimentar, e esse erro pode ter raízes emocionais. Vamos ver?
Nenhum alimento isolado é capaz de manter o organismo de uma pessoa adulta funcionando bem. Só uma combinação entre diversos tipos de alimento é capaz de garantir toda a variedade de proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e vitaminas que um corpo precisa para ficar saudável.
O que você sente mostra que alguma coisa não vai bem. E a falta de alimentos adequados pode ser a causa desse desequilíbrio.
Talvez seja uma boa idéia checar com um médico como anda sua alimentação. Ele também vai poder dizer se você não está com anemia (uma espécie de fraqueza no sangue), que provoca sonolência, indisposição e cansaço. Uma alimentação inadequada pode fazer a pessoa ficar anêmica.
O que leva alguém a comer alface sem parar? Será que você não estava infeliz com seu corpo e resolveu adotar uma dieta radical? E, aí, acabou ficando meio "encanada" nessa história que só pode ficar comendo folhas de alface?
Muitas vezes os erros alimentares começam por causa de uma dificuldade emocional ou psicológica.
A pessoa quer ficar cada vez mais magra e acaba seguindo uma série de atitudes inadequadas (come pouco, toma remédios para perder peso, exagera nos exercícios etc). E o resultado final dessas medidas nunca é muito bom para a saúde.
Outra história que pode atrapalhar é a frequência com que você está comendo alface. Não precisa ingerir essa folha em todas as refeições. OK, já entendi, você está fissurada na alface. Mas que tal tentar ingerir outros alimentos e restringir a alface a apenas uma das suas refeições diárias?
Além do que, em breve, você vai acabar ficando enjoada de comer a mesma coisa todos os dias.
Nada contra a alface. Você só não pode achar que seu corpo funciona como gaveta de geladeira, onde você só coloca um tipo de alimento.
Você tem de adotar uma dieta mais ampla. Sabe quem é o profissional que pode dar a você altas dicas alimentares? O nutricionista.
Ele saberá avaliar do que você precisa e em que quantidades.
Se estiver muito encanada, não hesite em procurar a ajuda desse tipo de profissional, certo?


Texto Anterior: Garotos tocam fogo em festival
Próximo Texto: Científicas: Flores com novos aromas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.